Subcompacto na Europa, Toyota mostra nova geração do Yaris

Concorrente de Renault Clio e Opel Corsa, hatch está mais espaçoso e estreia plataforma
Nova geração do Toyota Yaris europeu em sua configuração híbrida

Nova geração do Toyota Yaris europeu em sua configuração híbrida | Imagem: Divulgação

Se no Brasil o nome Yaris serve para um hatch compacto, na Europa e Japão ele briga com modelos ainda menores. E esse Yaris acaba de receber uma nova geração, maior, mais tecnológica e com design minimalista.

A quarta geração do Yaris está mais curta e mais baixa. No entanto, o entre-eixos cresceu 5 cm - passando o Yaris brasileiro em 1 cm - e mais 5 cm na largura. O peso foi reduzido em 50 kg, e fica na casa dos 1.050 a 1.100 kg. Essa redução de peso e melhora no espaço é fruto da nova plataforma modular GA-B, que integra a nova filosofia de desenvolvimento de arquiteturas da marca japonesa chamada TNGA.

Os motores disponíveis são dois: um tricilíndrico de 1 litro a gasolina e um 1.5 híbrido, grande destaque da linha. A escolha do conjunto varia de acordo com o mercado. Segundo a Toyota, o motor 1.5 traz sistema híbrido diretamente importado do 2.0 e 2.5 de Corolla e RAV4, respectivamente. São 115 cv de potência com até 20% menos emissões de CO2 e melhor consumo.

O design é moderno, com linhas robustas nos arcos dos para-lamas e inspiração esportiva na grade, faróis e lanternas. O interior foi incrementado com materiais de toque suave e cluster digital com tela de 10 polegadas entre os dois mostradores principais.

Chama a atenção também o teto-solar panorâmico presente nos modelos mais completos. Carregador wireless, iluminação ambiente e aquecimento de volante são opcionais.

Com produção prevista para acontecer na França e no Japão, a Toyota também promete que o Yaris seja o carro mais seguro do segmento, já que será equipado de série com o pacote Toyota Safety Sense. Esse módulo acrescenta aos itens do Yaris controle de velocidade adaptativo, assistente de manutenção em faixa e um airbag extra, localizado no centro da cabine, para colisões laterais. Os preços ainda não foram revelados.

Nova geração do Toyota Yaris europeu em sua configuração híbrida
Nova geração do Toyota Yaris europeu em sua configuração híbrida
Imagem: Divulgação

Assine a newsletter semanal do AUTOO!