Sucesso do Onix vitima Agile e Celta

Novo hatch da Chevrolet virou modelo mais vendido do país no varejo, mas 'fogo amigo' fez vítimas dentro da própria marca

Chevrolet Onix | Imagem: divulgação

Os números não mentem: o Onix é o hoje o carro mais vendido no Brasil no varejo, segundo a Fenabrave. Em outras palavras, é o modelo que mais é procurado por “pessoas físicas”, onde o peso emocional é maior – ao contrário das vendas diretas, onde vale a negociação entre empresas. É uma ótima notícia para a Chevrolet, que vinha de anos no 3º lugar do mercado e agora passou a vice-liderança. Mas o sucesso do hatch compacto fez vítimas dentro da própria marca.

Estamos falando do Celta e, principalmente, do Agile, hatches de entrada que antecederam o Onix. Embora estejam à venda ainda, o volume de emplacamentos dos dois despencou desde então. O no hatchback chegou ao mercado no final de 2012 e até o final deste ano o panorama não se alterou, mas bastou começar o ano seguinte para Agile e Celta sumissem das lojas.

O Celta caiu de quase 10 mil emplacamentos em janeiro de 2013 para pouco mais de 6 mil carros em dezembro do ano passado. Com o Agile, a queda foi parecida: de 3,6 mil unidades para 2,6 mil veículos no mesmo período. Ainda não era o fundo do poço.

Chevrolet Agile
Divulgação

Agile: sumido do mercado por culpa do Onix

Este ano, o Celta continuou a cair. De janeiro, as vendas despencaram de 5,3 mil para apenas 2,1 mil unidades em julho. O argentino Agile praticamente desapareceu do mercado: chegou a ter um pico de 4,6 mil emplacamentos em janeiro, mas no mês passado vendeu somente 272 unidades.

Seleção natural

Segundo a assessoria da GM, o processo é natural: “o Onix é um produto muito interessante e o cliente acaba preferindo levar um veículo que traz, por exemplo, o sistema multimídia MyLink, que equipa 70% dos modelos vendidos”, explica um assessor da montadora.

Se o Celta hoje tem um papel secundário no portfólio mais porque atua numa faixa de mercado que perdeu muitos clientes, o Agile é o mais afetado pelo sucesso do Onix. Quando surgiu, em 2009, ele era o modelo de ponta entre os compactos, com novidades como ar-condicionado automático, conexão com celular e piloto automático. Desses itens, apenas o último é uma exclusividade do modelo perante seu irmão mais recente.

Apesar das vendas modestas, o Agile segue em produção, de acordo com a General Motors. A produção do modelo é feita em Rosario, na Argentina, que está passando por uma rodada de investimentos para produzir, entre outros, a nova geração do Cruze. Se a lei de mercado valer, o Agile e o Celta logo serão mais uma página da história.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Modelo ganhou novo visual e alguns equipamentos interessantes. Assista
Aviação
Maior avião brasileiro está combatendo incêndios no Pantanal

Maior avião brasileiro está combatendo incêndios no Pantanal

Embraer KC-390 da FAB pode ser convertido para avião bombeiro. Veja como funciona
MOTOO
Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Uma das maiores montadoras do mundo, a gigante indiana construiu fábrica própria em Manaus para produção de motocicletas