Sucessor do Punto será um 500 de 5P

Modelo é um dos projetos previstos no investimento de R$ 28 bilhões da Fiat

Fiat 500 Lounge Air | Imagem: Divulgação

A Fiat planeja investir 9 bilhões de euros (cerca de R$ 28 bilhões) nos próximos anos para lançar novos veículos, sobretudo na Europa. O projeto pretende reverter as vendas em queda e o prejuízo que a montadora italiana acumula nos últimos anos, segundo apurou o site Bloomberg.

O veículo ouviu pessoas ligadas à direção da fabricante que revelaram a estratégia para os próximos anos. Segundo elas, a Fiat aumentará as linhas de produtos da Maserati e da Alfa Romeo para torná-las mais acessíveis. Na outra ponta, desenvolverá novas famílias de carros baseadas no 500 e no Panda, ambos compactos.

Chama a atenção, no entanto, a informação que o sucessor do Punto, um dos seus principais modelos, será uma versão de cinco portas da nova geração do 500, o carrinho que tem feito um bom papel mundo afora. O site afirma que o novo modelo será feito na Polônia, onde hoje já é fabricada a primeira geração do 500. Para frear o crescente descontentamento dos funcionários das fábricas italianas, a Fiat concentrará a produção da Maserati e Alfa Romeo no seu país de origem.

Aterrissagem nos EUA

A Fiat já disse anteriormente que pretende lançar diversos modelos novos nos próximos anos e que irá reintroduzir a marca Alfa Romeo nos Estados Unidos, um mercado que ela acha fundamental em sua estratégia. A ideia é lançar o novo 4C, um belo cupê mostrado no início do ano, no mercado norte-americano em breve.

Por falar em EUA, a montadora quer estreitar ainda mais os laços com a Chrysler, para reduzir custos de seus veículos.

Brasil em outra onda

O investimento na Europa não deve refletir em mudanças no Brasil. A razão é que a Fiat brasileira, hoje maior que sua matriz, tem uma estratégia própria de lançamentos. Os novos veículos planejados, inclusive, podem até ser produzidos em outros países já que terão possibilidades globais. Entre eles, estão uma picape de porte médio e dois SUVs compactos que devem ganhar versões da Jeep também.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!