SUV com até 680 cv será o primeiro elétrico no Rali Dakar
Audi RS Q e-tron levará tecnologia da Fórmula E para a competição off-road
Como o futuro elétrico torna-se a cada dia algo inexorável no universo automotivo, o jeito é ir se acostumando. Enquanto categorias do automobilismo já apostam em competições com bólidos 100% elétricos, pela primeira vez um modelo com este tipo de propulsão também chegará a um rali.
A Audi revelou nesta sexta-feira (23) o RS Q e-tron, modelo com o qual a fabricante vai participar de uma das mais desafiadoras provas off-road do mundo, no caso o Rali Dakar. O veículo entrará para a história como o primeiro elétrico a disputar a competição.
Com um visual nada convencional, o Audi RS Q e-tron traz nos eixos dianteiro e traseiro o motor-gerador presente no e-tron FE07, monoposto que representa a marca alemã na Fórmula E.
Em complemento aos dois motores, a Audi também utiliza no RS Q e-tron um terceiro motor-gerador que será integrado ao conversor de energia e servirá para recarregar a bateria principal do sistema durante o deslocamento do SUV.
Ajuda do motor a combustão
Como a questão do alcance é algo vital para qualquer veículo que participa do Rali Dakar, em que as etapas diárias podem ter até 800 km cruzando áreas desérticas, o Audi RS Q e-tron será equipado com um motor térmico para atuar como um extensor de autonomia, alimentando a bateria de 50 kWh nos momentos em que for necessário.
Para tanto, o propulsor TFSI vai atuar de forma estacionária, buscando otimizar o consumo e reduzir o nível de emissões. Robusta, a bateria principal do sistema elétrico pesa cerca de 370 kg.
Segundo a Audi, o RS Q e-tron poderá entregar até 680 cv de potência, contudo os organizadores do Rali Dakar ainda vão deliberar sobre o quanto poderá ser usado pelo modelo durante a prova.
“O Audi RS Q e-tron só precisa de uma marcha. Os eixos dianteiro e traseiro não são conectados mecanicamente, algo comum em veículos elétricos: o software desenvolvido pela Audi assume a distribuição de torque entre os eixos, criando assim um diferencial central virtual e configurável livremente, o que economiza peso e espaço que seriam necessários pelos eixos propulsores e um diferencial mecânico”, detalha a fabricante.
"Os motores elétricos podem ser controlados com extrema precisão, garantindo assim boa dirigibilidade. Além disso, a energia na frenagem pode ser recuperada", completa.
Para finalizar o desenvolvimento do RS Q e-tron, a Audi vai realizar um programa intensivo de testes, incluindo participações em ralis cross-country até o fim do ano. O Rali Dakar 2022 tem largada prevista para janeiro.
![Audi RS Q e-tron Audi RS Q e-tron](https://www.autoo.com.br/fotos/2021/7/960_720/audi1_23072021_49746_960_720.jpg)
Recomendados por AUTOO
![Fiat Strada: qual o segredo de sucesso da picape?](https://i.ytimg.com/vi/icusRSjEAHs/hqdefault.jpg?sqp=-oaymwEcCNACELwBSFXyq4qpAw4IARUAAIhCGAFwAcABBg==&rs=AOn4CLBv43UA8AiRtCZDMb-csvZCYXawXA)
Fiat Strada: qual o segredo de sucesso da picape?
5 pontos que explicam por que o veículo vende tanto até hoje![Embraer revela seu primeiro táxi-voador!](/fotos/Eve_Prototype_01-380x250.jpg)
Embraer revela seu primeiro táxi-voador!
Veículo elétrico ainda não leva pessoas e será testado em voo ainda em 2024![Royal Enfield Guerrilla 450: todos os detalhes e 50 fotos](https://www.motoo.com.br/fotos/2024/7/296_222/royal-enfield_guerrilla-450_2024_19_17072024_60027_296_222.jpg)