SUV com até 680 cv será o primeiro elétrico no Rali Dakar

Audi RS Q e-tron levará tecnologia da Fórmula E para a competição off-road
Audi RS Q e-tron

Audi RS Q e-tron | Imagem: Divulgação

Como o futuro elétrico torna-se a cada dia algo inexorável no universo automotivo, o jeito é ir se acostumando. Enquanto categorias do automobilismo já apostam em competições com bólidos 100% elétricos, pela primeira vez um modelo com este tipo de propulsão também chegará a um rali.

A Audi revelou nesta sexta-feira (23) o RS Q e-tron, modelo com o qual a fabricante vai participar de uma das mais desafiadoras provas off-road do mundo, no caso o Rali Dakar. O veículo entrará para a história como o primeiro elétrico a disputar a competição. 

Com um visual nada convencional, o Audi RS Q e-tron traz nos eixos dianteiro e traseiro o motor-gerador presente no e-tron FE07, monoposto que representa a marca alemã na Fórmula E. 

Em complemento aos dois motores, a Audi também utiliza no RS Q e-tron um terceiro motor-gerador que será integrado ao conversor de energia e servirá para recarregar a bateria principal do sistema durante o deslocamento do SUV. 

Ajuda do motor a combustão

Como a questão do alcance é algo vital para qualquer veículo que participa do Rali Dakar, em que as etapas diárias podem ter até 800 km cruzando áreas desérticas, o Audi RS Q e-tron será equipado com um motor térmico para atuar como um extensor de autonomia, alimentando a bateria de 50 kWh nos momentos em que for necessário.

Para tanto, o propulsor TFSI vai atuar de forma estacionária, buscando otimizar o consumo e reduzir o nível de emissões. Robusta, a bateria principal do sistema elétrico pesa cerca de 370 kg.

Segundo a Audi, o RS Q e-tron poderá entregar até 680 cv de potência, contudo os organizadores do Rali Dakar ainda vão deliberar sobre o quanto poderá ser usado pelo modelo durante a prova. 

O Audi RS Q e-tron só precisa de uma marcha. Os eixos dianteiro e traseiro não são conectados mecanicamente, algo comum em veículos elétricos: o software desenvolvido pela Audi assume a distribuição de torque entre os eixos, criando assim um diferencial central virtual e configurável livremente, o que economiza peso e espaço que seriam necessários pelos eixos propulsores e um diferencial mecânico”, detalha a fabricante.

"Os motores elétricos podem ser controlados com extrema precisão, garantindo assim boa dirigibilidade. Além disso, a energia na frenagem pode ser recuperada", completa.  

Para finalizar o desenvolvimento do RS Q e-tron, a Audi vai realizar um programa intensivo de testes, incluindo participações em ralis cross-country até o fim do ano. O Rali Dakar 2022 tem largada prevista para janeiro. 

Audi RS Q e-tron
Audi RS Q e-tron
Imagem: Divulgação

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa