Tata Nano passa por recall branco

Chamado na Índia atinge 115 mil unidades do carro mais barato do mundo

Tata Nano 2012 | Imagem: Tata Motors

A estrela do Nano, o carro mais barato do mundo, continua apagada. O pequeno modelo da Tata passou em pouco tempo de revolucionário para um mico sem tamanho. Nascido da idéia do dono da empresa, Ratan Tata, o Nano deveria custar apenas US$ 2,5 mil e ser uma alternativa moderna para os consumidores indianos, acostumados a viajar em motos e riquixás. Mas os problemas seguidos fizeram com que o Nano até hoje não atingisse nem de perto seu objetivo.

Agora o veículo passa por mais uma provação. Os cerca de 115 mil Nanos vendidos estão passando por um extenso recall que substitui o motor de partida. A Tata, no entanto, não considera a troca da peça um chamado de segurança e sim uma evolução do equipamento “que será estendido aos donos dos Nanos antigos”. A estratégia, no entanto, é considerada por especialistas um “recall branco”, ou seja, não reconhecido pelo fabricante com receio de prejudicar suas vendas.

Relembre: Tata Nano é lançado na Índia

Apesar da preocupação da montadora, a substituição não teria relação com a série de incêndios que os primeiros Nanos apresentaram. Para melhorar a imagem do carro, a Tata relançou o modelo na linha 2012 com importantes melhorias. Resta saber se haverá tempo para transformá-lo num dos automóveis mais importantes da história.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Modelo ganhou novo visual e alguns equipamentos interessantes. Assista
Aviação
Maior avião brasileiro está combatendo incêndios no Pantanal

Maior avião brasileiro está combatendo incêndios no Pantanal

Embraer KC-390 da FAB pode ser convertido para avião bombeiro. Veja como funciona
MOTOO
Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Uma das maiores montadoras do mundo, a gigante indiana construiu fábrica própria em Manaus para produção de motocicletas