Toyota convoca 466 mil carros para recall global

Veículos podem apresentar problemas nos freios; maioria dos carros afetados concentra-se nos Estados Unidos

Toyota Sienna | Imagem: Toyota

A Toyota anunciou nesta quinta-feira (22) um recall global de 466 mil veículos no mundo. O chamado inclui as minivans Sienna e sedãs Lexus GS, que podem apresentar defeito nos freios e perda de pneu sobressalente. A maioria dos veículos afetados concentra-se nos Estados Unidos.

Segundo a agência Reuters, a montadora japonesa está recolhendo cerca de 16 mil sedãs Lexus GS modelo/ano 2013 por conta de um interruptor no sistema de freios que pode ativar o sistema durante a condução, o que poderia provocar uma desaceleração inesperada e ocasionar acidentes. Nenhuma colisão foi registrada até o momento por conta do problema, diz a marca.

A empresa chama os proprietários a comparecerem a uma das concessionárias da marca para substittuição do conjunto de suporte do pedal de freio. Dos veículos afetados, cerca de 10.500 foram vendidos nos Estados Unidos, 1.900 na Europa, 1.400 na China e 1.400 em outros mercados, disse um porta-voz da Toyota.

Já as minivans Sienna produzidas entre 2004 a 2011 somam 450 mil unidades afetadas (em abril de 2010, o modelo já havia passado por recall). Cerca de 370 mil foram vendidas nos Estados Unidos, 80 mil no Canadá e 400 na Europa Ocidental, disse a porta-voz.