Toyota Corolla Cross estreia nos EUA com opção de tração integral

Modelo será oferecido com motor 2.0 16V e traz nova opção de suspensão
Acima o Toyota Corolla Cross vendido nos EUA

Acima o Toyota Corolla Cross vendido nos EUA | Imagem: Divulgação

Como já era esperado, a Toyota lançou nesta quarta-feira (2) o Corolla Cross nos EUA. Preservando boa parte das características do modelo nacional, o SUV derivado do Corolla será comercializado por lá apenas com o motor 2.0 Dynamic Force, que entregará 171 cv (169 hp) e 20,7 kgfm de torque. Aqui no Brasil, onde é flex, o propulsor alcança 177 cv e 21,4 kgfm de torque quando opera com etanol.

Uma diferença relevante para o Toyota Corolla Cross que será vendido nos EUA é que o SUV contará com a opção de tração integral (AWD) em algumas versões. Segundo a Toyota, o sistema pode direcionar até 50% da força produzida pelo motor para as rodas traseiras por meio do Dynamic Torque Control. Quando não há necessidade de tracionar as rodas traseiras, o sistema de tração integral é capaz de separar sua ligação com o eixo anterior do carro e otimizar a economia de combustível. 

Outro ponto importante é que o Toyota Corolla Cross AWD recebe suspensão traseira do tipo multibraço, layout mais sofisticado em relação ao eixo de torção, que será adotado nas versões com tração dianteira também oferecidas nos EUA. Aqui no Brasil, onde a Toyota optou por não oferecer o Corolla Cross com tração integral, o SUV conta apenas com a suspensão simplificada para o eixo traseiro.

Logotipo AWD identifica a presença de tração integral no Toyota Corolla Cross vendido nos EUA
Logotipo AWD identifica a presença de tração integral no Toyota Corolla Cross vendido nos EUA
Imagem: Divulgação

Em termos de acabamento e nível de equipamentos, o Toyota Corolla Cross que será comercializado traz os mesmos recursos que o SUV nacional também oferece em seus catálogos mais caros, como o monitoramento de pontos cegos, alerta de colisão com frenagem autônoma, entre outros. A diferença fica por conta do sistema de infoentretenimento, que nos EUA será capaz de oferecer suporte à assistente virtual Amazon Alexa, além do sistema de rádio via satélite SiriusXM.

No Brasil, o Toyota Corolla Cross é comercializado em quatro versões, com preços que variam entre R$ 143.490 (XR) até R$ 184.490 (XRX Hybrid). O modelo traz como um relevante diferencial técnico a opção do conjunto propulsor híbrido flex. Com 122 cv de potência combinada, ele permite ao SUV médio entregar até 17 km/l de consumo médio na cidade utilizando gasolina ou 11,8 km/l no mesmo cenário de uso se abastecido com etanol.

Questionada pelo AUTOO sobre a possibilidade de oferecer o Corolla Cross nacional com o sistema de tração integral, a Toyota respondeu apenas que "não comenta futuros possíveis lançamentos". 

Acima o Toyota Corolla Cross vendido nos EUA
Acima o Toyota Corolla Cross vendido nos EUA
Imagem: Divulgação