Toyota já expõe o Prius em suas lojas

Híbrido será lançado no segundo semestre; preço deve passar de R$ 100.000

Visual "indefinido" deixa o híbrido mais atraente | Imagem: Rafael Munhoz

Os carros verdes, ainda que poucos, já são realidade no Brasil. Um desses veículos é o Toyota Prius, que ainda não foi lançado, mas já iniciou um processo de divulgação com a imprensa e desta vez com o público. Até sua estreia, programada para o segundo semestre, algumas unidades do carro híbrido farão um rodízio de demonstrações em lojas do grupo.

A ação já começou em lojas da rede Caltabiano em São Paulo (SP), onde os carros ficarão disponíveis até a próxima terça-feira (26). As mesmas concessionárias também já abriram uma lista de espera para interessados no carro.

Considerado o carro híbrido mais famoso do mundo – e também o mais vendido -, o Prius é sucesso absoluto no Japão e tem fieis seguidores em países na Europa e nos Estados Unidos. Nesses mercados, o veículo ainda tem sua comercialização incentivada pelos governos, que concedem isenções de impostos para automóveis de baixa emissão.

Essa facilidade, entretanto, ainda não está nos planos dos governantes brasileiros, por isso o Prius, segundo a rede Caltabiano, deverá chegar ao mercado com preços acima de R$ 100.000. Como consolo, o híbrido da Toyota será um dos carros mais econômicos do mercado, com uma média de 25,5 km/l e autonomia acima dos 1.150 km com apenas um tanque de gasolina.

O conjunto mecânico do Prius começa com o motor 4 cilindros 1.8 16V a gasolina de 98 cv que se conecta a outro elétrico com mais 80 cv e alimentado por baterias de íon lítio – recarregadas pela força do motor térmico e freios regenerativos. Já o controle da tração para as rodas dianteiras é função do câmbio CVT (de relações infinitas).

Assine a newsletter semanal do AUTOO!