Toyota e Ford se unem para criar híbridos

Montadoras querem popularizar a tecnologia alternativa. Acordo começará em 2012

Toyota e Ford planejam utilitários híbridos | Imagem: divulgação

Parcerias é a palavra de ordem na indústria automobilística mundial. A mais nova união selada é entre Toyota e Ford, que anunciaram nesta terça-feira (23) uma sinergia para o desenvolvimento de um novo sistema propulsor híbrido destinado a picapes e utilitários esportivos. O memorando de entendimento para colaboração entre as empresas já foi assinado, mas o acordo entrará em vigor apenas em 2012.

O plano de ambas as marcas, segundo comunicado, é acelerar o acesso do consumidor comum a novas tecnologias que resultam em carros de baixa emissão. O foco inicial serão os veículos com tração traseira.

“Em 1997, lançamos a primeira geração do Prius, o primeiro híbrido gasolina/elétrico produzido em massa. Desde então, vendemos cerca de 3,3 milhões de veículos híbridos. Esperamos criar com a Ford tecnologias empolgantes e que beneficiem a sociedade. Isso será possível pela experiência que as duas empresas detêm em tecnologias híbridas”, afirma Takeshi Uchiyamada, vice-presidente executivo de Pesquisa & Desenvolvimento da Toyota.

Embora o sistema híbrido para veículos com tração traseira irá compartilhar um considerável nível de tecnologia e componentes, a Toyota e a Ford utilizarão o sistema aos seus próprios veículos individualmente. Cada montadora também determinará a calibragem e as características de dinâmica e performance de suas respectivas veículos alternativos.

A parceria entre as montadora também prevê a colaboração mútua para o desenvolvimento da próxima geração de recursos para entretenimento em automóveis com serviços baseados na internet.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Modelo ganhou novo visual e alguns equipamentos interessantes. Assista
Aviação
Maior avião brasileiro está combatendo incêndios no Pantanal

Maior avião brasileiro está combatendo incêndios no Pantanal

Embraer KC-390 da FAB pode ser convertido para avião bombeiro. Veja como funciona
MOTOO
Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Uma das maiores montadoras do mundo, a gigante indiana construiu fábrica própria em Manaus para produção de motocicletas