Parcerias é a palavra de ordem na indústria automobilística mundial. A mais nova união selada é entre Toyota e Ford, que anunciaram nesta terça-feira (23) uma sinergia para o desenvolvimento de um novo sistema propulsor híbrido destinado a picapes e utilitários esportivos. O memorando de entendimento para colaboração entre as empresas já foi assinado, mas o acordo entrará em vigor apenas em 2012.

O plano de ambas as marcas, segundo comunicado, é acelerar o acesso do consumidor comum a novas tecnologias que resultam em carros de baixa emissão. O foco inicial serão os veículos com tração traseira.

“Em 1997, lançamos a primeira geração do Prius, o primeiro híbrido gasolina/elétrico produzido em massa. Desde então, vendemos cerca de 3,3 milhões de veículos híbridos. Esperamos criar com a Ford tecnologias empolgantes e que beneficiem a sociedade. Isso será possível pela experiência que as duas empresas detêm em tecnologias híbridas”, afirma Takeshi Uchiyamada, vice-presidente executivo de Pesquisa & Desenvolvimento da Toyota.

Embora o sistema híbrido para veículos com tração traseira irá compartilhar um considerável nível de tecnologia e componentes, a Toyota e a Ford utilizarão o sistema aos seus próprios veículos individualmente. Cada montadora também determinará a calibragem e as características de dinâmica e performance de suas respectivas veículos alternativos.

A parceria entre as montadora também prevê a colaboração mútua para o desenvolvimento da próxima geração de recursos para entretenimento em automóveis com serviços baseados na internet.

Thiago Vinholes

|