Toyota mostra novas tecnologias de direção autônoma

Um dos sistemas é capaz de frear o carro e, se necessário, virar a direção para não atropelar pedestre

Toyota está desenvolvendo veículos autônomos | Imagem: Divulgação

Toyota também entrou na corrida para o desenvolvimento do carro autônomo, capaz de dirigir e tomar decisões sem a interferência do motorista. A montadora apresentou nesta semana três tecnologias nesse sentido.

Um deles é o sistema pré-colisão, que impede o atropelamento de um pedestre ao frear e, se necessário, mudar a direção do carro. O sistema combina alertas visuais e sonoros com assistente automático de freio e direção. Avisos sonoros são emitidos primeiro e, se o risco de atropelamento continuar, os outros sistemas são acionados.

A marca também desenvolve um sistema de comunicação entre os carros. Em vez de apenas confiar em radares de monitoramento do entorno dos veículos para evitar colisões, o sistema faz com que os automóveis “conversem” entre si e evitem acidentes. Além disso, a troca de informações leva em conta dados sobre aceleração e desaceleração, o que em tese otimiza o trânsito e o consumo de combustível.

Veja também: Ford prepara sistema que estaciona o carro sozinho

O terceiro sistema mostrado pela Toyota é o controle de mudança de faixa. A fabricante garante que o recurso é mais avançado do que os que já existem. Ele analisa a estrada por meio de câmeras e sensores para deixar o carro em um movimento constante e suave, evitando mudanças bruscas desnecessárias.

Veja também: AUTOO pegou carona no carro da Nissan que dirige sozinho

A marca japonesa afirma que os dispositivos acima citados poderão estar nos automóveis a partir de 2015 e que seus veículos autônomos já estarão nas ruas do Japão em fase de testes no mesmo ano.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Modelo ganhou novo visual e alguns equipamentos interessantes. Assista
Aviação
Maior avião brasileiro está combatendo incêndios no Pantanal

Maior avião brasileiro está combatendo incêndios no Pantanal

Embraer KC-390 da FAB pode ser convertido para avião bombeiro. Veja como funciona
MOTOO
Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Uma das maiores montadoras do mundo, a gigante indiana construiu fábrica própria em Manaus para produção de motocicletas