Toyota RAV4 2023 estreia com nova central multimídia e avanços em segurança

SUV médio também comercializado no Brasil passa a contar com melhorias na Europa
Toyota RAV4 2023

Toyota RAV4 2023 | Imagem: Divulgação

A Toyota revelou nesta semana a linha 2023 do RAV4 para o mercado europeu. Vale a pena acompanharmos o pacote de evoluções para o produto, uma vez que o SUV híbrido também é comercializado no Brasil. Atualmente o RAV4 2022 conta com versão única, no caso a SX Connect Hybrid, com preço sugerido de R$ 308.690. 

Entre as principais evoluções para o RAV4 2023 está a substituição da central multimídia por um aparelho com uma tela muito mais moderna. Com 10,5”, o display no estilo flutuante resulta em um acabamento muito melhor em relação ao aparelho presente até o momento no SUV, o qual conta com uma peça plástica de grandes proporções atrás da tela. 

O RAV4 2023 também estreia com um painel de instrumentos totalmente digital, no caso com display de 12,3”. A solução está sendo cada vez mais adotada em automóveis mais modernos. 

Por fim, o SUV médio híbrido recebeu aprimoramentos para o pacote Toyota Safety Sense de assistentes de condução. Uma delas é que o alerta de colisão agora é capaz também de analisar o risco de acidente também em cruzamentos, sendo capaz de identificar outros veículos e também pedestres. Se necessário, o sistema de frenagem autônoma entra em ação. 

Toyota RAV4 2023
Detalhe do novo painel de instrumentos totalmente digital que passa a figurar no Toyota RAV4 2023
Imagem: Divulgação

Outra evolução para o Toyota Safety Sense presente no RAV4 2023 passa a ser o Emergency Steering Assist, assistente de direção de emergência que é capaz de  evitar a colisão do veículo com um pedestre que entrou na frente do automóvel, além de manter o carro sob controle dentro da faixa de rodagem. 

No RAV4 2023, o  Emergency Steering Assist também é capaz de reconhecer e reagir a bicicletas e veículos estacionados e pode detectar outros carros que se aproximam em sentido de contrário de maneira perigosa, reduzindo o risco de uma colisão frontal. 

Até o momento não há previsão de estreia da linha 2023 do RAV4 no Brasil, porém, por se tratar de um modelo importado, provavelmente a chegada do novo ano/modelo não deverá demorar.

Tecnicamente nada muda no Toyota RAV4 a partir da linha 2023. Em nosso mercado, o modelo é oferecido com conjunto propulsor híbrido convencional, que toma como base o motor 2.5 a gasolina associado a outros três motores elétricos, resultando em uma potência combinada de 222 cv. O modelo conta com tração integral e sua transmissão automática CVT é capaz de simular 7 marchas. 

Toyota RAV4 2023
Nova central multimídia tem estilo flutuante a partir da linha 2023
Imagem: Divulgação
Tags