Toyota retomará atividades no Brasil apenas em junho; confira situação de outras fabricantes

Ao que tudo indica, produção deve retomar níveis normais apenas no segundo semestre
Toyota Yaris 2019

Toyota Yaris 2019 | Imagem: Divulgação

Decisão importante foi anunciada pela Toyota do Brasil nesta segunda-feira (13). A fabricante japonesa decidiu por retornar suas atividades produtivas no estado de São Paulo apenas em junho. Segundo comunicado da empresa, as unidades de São Bernardo do Campo, Indaiatuba e Porto Feliz serão reativadas no dia 22 de junho, enquanto a fábrica de Sorocaba, responsável pela produção das gamas Yaris e Etios, volta a atuar no dia 24 de junho.

A Toyota destaca em seu comunicado que as “novas medidas visam atenuar os riscos à saúde de seus colaboradores e de seus familiares à Covid-19, bem como ajustar suas atividades de produção à queda de demanda”. A empresa ainda destaca que “em acordo com os sindicatos de cada unidade, a partir de 22 de abril parte dos colaboradores - aqueles ligados diretamente à produção - terá suspensão temporária do contrato de trabalho. O acordo aprovado impacta colaboradores horistas e administrativos de todas as áreas e níveis e preserva os salários líquidos entre 75% e 100% do seu valor, conforme a faixa de remuneração de cada colaborador”.

Demais fabricantes

Ao longo dos últimos dias, outras fabricantes instaladas no Brasil anunciaram seus planos de retomada das atividades no país.

A Renault do Brasil decidiu permanecer com seu Complexo Ayrton Senna parado até o dia 3 de maio, retomando as atividades no dia seguinte. “O Sindicado da categoria informou que, em consulta durante plenária, foi reprovada a possibilidade de colocar em ampla votação pelos colaboradores da Renault do Brasil as medidas de flexibilidade previstas na MP 936, que instituiu o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, de 1º de abril, mesmo a empresa tendo proposto condições superiores às estabelecidas na medida provisória”, detalha a Renault.

A Honda Automóveis, por sua vez, até o momento está com o retorno da produção previsto para o dia 27 deste mês, sendo que seus “colaboradores permanecem em férias coletivas. Parte do grupo que desempenha atividades administrativas segue em regime de Home Office”, explica a fabricante.

Até o momento a previsão da Fiat Chrysler é voltar a produção de suas fábricas no Brasil (Betim-MG, Goiana-PE e Campo Largo-PR) no dia 21 deste mês.

A Volkswagen não estabeleceu uma data concreta, manifestando que ampliará a “suspensão da produção em todas as quatro fábricas no País até o final do mês de abril, em decorrência dos impactos da Covid-19. A partir dessa data, a produção será retomada de acordo com a programação da cadeia de suprimentos e de logística de cada fábrica. Durante este período os empregados estarão em férias coletivas, medida que faz parte das ferramentas de flexibilização previstas em Acordo Coletivo de Trabalho”, explicou a fabricante em seu mais recente comunicado sobre o assunto.

É bom destacarmos que o ritmo de expansão do novo coronavírus até o momento não deu sinais de estabilização no Brasil, portanto é de se esperar que nos próximos dias as fabricantes que estavam planejando a volta de suas atividades para este mês ou para o começo de maio devam rever o cronograma.

O período estabelecido pela Toyota, como destacamos no início da notícia, parece ser o mais coerente até o momento para que as fabricantes voltem a produzir no Brasil. Na tarde de ontem (domingo), o número de infectados pelo novo coronavírus é de 22.169. Isso representa um aumento de 1.442 casos em relação ao balanço divulgado no dia anterior. O número de mortes chegou a 1.223. A taxa de letalidade do vírus vem crescendo no Brasil e chegou a 5,5%. O estado de São Paulo ainda concentra o maior número tanto de casos (8.755) quanto de mortes (588). O Rio de Janeiro continua sendo o segundo estado com mais registros de contaminação. São 2.855 casos e 170 mortes. Na Região Norte, o Amazonas concentra o maior número de casos, com 1.206 e 62 mortes.

Acima a linha de produção em Sorocaba (SP): fábrica pode ser atualizada para receber o inédito SUV compacto
Acima a linha de produção da Toyota em Sorocaba (SP): fábrica produz as gamas Etios e Yaris
Imagem: Divulgação

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa