Toyota SW4 terá nova geração em 2023 com opção híbrida-leve

Além de mais eficiente, SUV derivado da Hilux contará com nova plataforma
Toyota SW4 2022

Toyota SW4 2022 | Imagem: Divulgação

Mesmo sendo um veículo que parte de R$ 384 mil, o Toyota SW4 surpreende pela ótima procura que registra no mercado brasileiro. Como você confere em nosso ranking, no primeiro quadrimestre do ano o SUV grande soma 4.236 emplacamentos, uma notável média de 1.059 unidades comercializadas por mês. O volume chega a superar o de carros bem mais baratos, como o Renault Logan (3.417 emplacamentos de janeiro a abril), Chevrolet Spin (3.438), entre outros. 

Logo, tudo o que cerca o modelo merece nossa atenção. 

Uma notícia importante apurada pelo Headlight Magazine apresenta dados importantes sobre o futuro do SUV, modelo também muito relevante do ponto de vista comercial no Sudeste Asiático, onde é comercializado como Toyota Fortuner em alguns países. 

De acordo com a publicação, a nova geração do Toyota SW4 será revelada em 2023 e a fabricante japonesa deverá promover um profundo pacote de melhorias para o modelo. 

Nova plataforma

A começar pela plataforma, é apontado pelos colegas asiáticos que o novo Toyota SW4 terá seu projeto baseado na recém-desenvolvida arquitetura GA-F, a mais recente da marca para modelos robustos e com maior porte. Apesar de manter a tradicional concepção de chassi com longarinas, a plataforma foi projetada com novidades importantes para a redução do peso do conjunto, acompanhada por uma melhor distribuição de peso, centro de gravidade mais baixo e uma estrutura de fixação da suspensão diferenciada. 

Com isso, podemos esperar melhoras consideráveis para o SW4 em comportamento dinâmico, conforto ao rodar e silêncio a bordo. 

Híbrido-leve

Outro aprimoramento significativo esperado para o modelo é a introdução do conjunto propulsor híbrido-leve tomando como base o motor 2.8 turbodiesel hoje aplicado no utilitário. 

A eletrificação permitirá uma redução no consumo acompanhada por uma discreta melhora no desempenho, uma vez que o sistema híbrido-leve não é tão robusto quanto um full hybrid convencional ou um híbrido plug-in

O Toyota SW4 vendido no Brasil é produzido na Argentina e, considerando que o SUV estreou um facelift no fim de 2020 para sua linha 2021, é provável que a nova geração fará sua estreia na América do Sul dentro de dois anos. 

Toyota SW4 2022
Versão de apelo esportivo GR-S foi uma das novidades introduzidas pelo Toyota SW4 2022 no Brasil
Imagem: Divulgação