Toyota tira Etios e até Corolla de linha na Índia

Com a entrada em vigor de novas regras de emissão de poluentes, marca oferecerá substitutos fornecidos pela Suzuki
Toyota Etios 2019

Toyota Etios 2019 | Imagem: Divulgação

O mercado indiano está passando por uma reviravolta em 2020. Não apenas pelo avanço do novo coronavírus, como também pela entrada em vigor do BS6, o novo conjunto de regras mais restritas para emissão de poluentes. Assim, algumas montadoras estão tomando atitudes de certa forma impensáveis para nós brasileiros.

Uma delas é a Toyota, que anunciou o final da produção do Etios por lá. O modelo era oferecido no mercado indiano nas configurações sedã e hatch na versão Cross. Como havia sido antecipado pela imprensa daquele país, o motor 1.4 utilizado pelo modelo lá teria um custo muito elevado para ser adaptado às novas regras. A última leva dos modelos foi feita na Índia agora no mês de março.

Como o Etios havia sido desenvolvido pela Toyota para o mercado indiano ainda em 2010, sem grandes alterações desde então, era de se esperar que o modelo saísse de linha assim que os custos de desenvolvimento para qualquer adaptação tornassem o projeto inviável. No entanto, esse não foi o único carro que a marca descontinuou na Índia.

Outro modelo que não será mais produzido pela Toyota por lá é o Corolla, oferecido no mercado indiano na carroceria sedã com o sobrenome Altis. De acordo com o site Autocar India, o três volumes por lá deveria acompanhar o restante dos mercados globais e mudar de geração no final do ano passado. No entanto, a marca julgou que as alterações seriam custosas e não valeriam a pena.

Um dos motivos apontados pela publicação para a perda de interesse da Toyota no Corolla para o mercado indiano estaria na queda das vendas de sedãs médios por lá, segmento que está perdendo espaço para os SUVs. Da mesma forma, a parceria que a Toyota fez com a operação indiana da Suzuki, tocada pela Maruti, para fornecer este novo Corolla como um produto Maruti-Suzuki foi abortada.

No entanto, a cooperação entre Toyota e Suzuki na Índia deverá continuar. Para atuar no segmento dos carros de entrada para o mercado indiano, a Maruti-Suzuki já fornece à parceira o Baleno, sendo que a Toyota já o vende com o nome de Glanza e deverá ser oferecido como substituto ao atual Etios.

Toyota Etios 2019
Toyota Etios 2019
Imagem: Divulgação

Assine a newsletter semanal do AUTOO!