Toyota Yaris Cross pode ser nacionalizado antes do previsto

Modelo representa a entrada da marca no segmento de SUVs compactos
Acima o Toyota Yaris Cross em sua configuração Adventure

Acima o Toyota Yaris Cross em sua configuração Adventure | Imagem: Divulgação

Como relatamos aqui no AUTOO, a Toyota tem nos planos entrar em uma das categorias mais importantes do país atualmente, no caso a dos SUVs compactos.

Para isso, a aposta da fabricante reside na nacionalização do Toyota Yaris Cross, modelo baseado na geração mais recente do Yaris europeu e que traz uma interessante proposta dentro do segmento, incluindo a opção do conjunto propulsor híbrido.

Uma boa notícia envolvendo o SUV compacto é que, segundo apurado pelo AUTOO, a previsão para o início da produção local do modelo pode ocorrer um pouco antes do que reportagens recentes sinalizam.

De acordo com fontes ligadas à marca ouvidas pelo site, o início da fabricação do Yaris Cross em Sorocaba, interior de São Paulo, deverá ocorrer já em 2023, portanto um ano antes do que informações preliminares apontavam.

A forte reputação de marca que a Toyota conquistou no Brasil, garantindo enorme sucesso comercial para Corolla, Hilux e SW4 na região, também já é percebida em modelos como o SUV médio Corolla Cross, aposta interessante da companhia no segmento em que o Jeep Compass reinava sem concorrentes nacionais.

A nacionalização do Yaris Cross naturalmente abre espaço para que a Toyota invista na nova geração do Yaris no país, podendo oferecer um modelo bem mais sofisticado na categoria de hatches compactos. 

O que esperar do Yaris Cross

Revelado na Europa em 2020 e com as vendas por lá iniciando neste ano, o Yaris Cross é produzido na França e conta com 4,18 m de comprimento, 1,76 m de largura e 1,56 m de altura, com entre-eixos de 2,56 m.

A Toyota revela que o projeto do Yaris Cross foi concebido pensando em um modelo que “fosse imediatamente percebido como um SUV”. Para tanto, destaca a fabricante, ele conta com uma boa altura em relação ao solo, pode receber rodas de liga leve até aro 18” e traz para-lamas baseado em ângulos retos para favorecer a imagem de robustez.

O Yaris Cross europeu tem opção de tração integral (AWD-i) e um de seus destaques fica por conta da motorização híbrida, que toma como base um motor 3 cilindros 1.5 a combustão. O sistema entrega 116 cv de potência combina e ponto positivo fica por conta da eficiência térmica do propulsor, que atinge a casa de 40%, melhor até do que motores diesel com deslocamento equivalente.

Toyota Yaris Cross em sua versão Adventure
Toyota Yaris Cross em sua versão Adventure
Imagem: Divulgação