Toyota Yaris ficará maior e mais sofisticado na próxima geração; confira projeções

Modelo deverá receber ainda propulsão híbrida como opção
Projeção do designer Theo para a nova geração do Toyota Yaris/Vios

Projeção do designer Theo para a nova geração do Toyota Yaris/Vios | Imagem: Theo throttle/reprodução YouTube

Modelo que já não esconde a necessidade de uma atualização profunda aqui no Brasil, o Toyota Yaris para mercados emergentes (também conhecido por Vios em alguns países) deverá estrear sua próxima geração global no segundo semestre deste ano, ao que tudo indica inicialmente na Tailândia. 

Diversos flagras recentes da nova geração começaram a surgir na Ásia com uma frequência cada vez maior, algo esperado considerando a proximidade da apresentação oficial do modelo.  

Com base nesses materiais, o designer Theo criou duas interessantes projeções (confira o vídeo completo mais abaixo) em que é possível anteciparmos o que podemos esperar do modelo. 

Em linha gerais, não por acaso a imprensa especializada asiática está chamando a novidade de “baby Camry”, uma alusão ao sedã médio-grande da marca japonesa. 

Flagra da nova geração do Yaris/Vios em testes na Ásia
Flagra da nova geração do Yaris/Vios em testes na Ásia
Imagem: Reprodução internet

É esperado um salto considerável para o novo Yaris/Vios em termos de proposta, com a adoção de um tamanho maior e linhas sóbrias e elegantes. 

Considerando que o Honda City, um dos rivais diretos do Yaris, tornou-se um produto mais sofisticado em sua nova geração, é natural esperar que o sedã da Toyota siga pelo mesmo caminho. 

Baseado na arquitetura DNGA-B, a mais recente plataforma modular do grupo japonês voltada à compactos de baixo custo, podemos esperar que o novo Yaris entregue ganhos em relação ao sedã atual no que diz respeito ao comportamento dinâmico, silêncio a bordo e rigidez estrutural. 

A presença de uma arquitetura moderna também deverá conferir ao sucessor do Yaris/Vios opções de propulsão eletrificada, um caminho cada vez mais natural em diversos mercados para atender normas de emissões mais rígidas. 

Projeção do designer Theo para a nova geração do Toyota Yaris/Vios
Projeção do designer Theo para a nova geração do Toyota Yaris/Vios
Imagem: Theo throttle/reprodução YouTube

Aqui no Brasil, o Toyota Yaris é vendido desde 2018, sendo que o hatchback e o sedã receberam uma discreta atualização visual para a linha 2023, o que pode garantir uma certa sobrevida à dupla por mais dois ou três anos. 

Se a Toyota deseja permanecer de forma competitiva no segmento de compactos, é fato que uma renovação da gama Yaris precisa ser contemplada no médio prazo, porém, até o momento, não temos uma sinalização clara do caminho que a fabricante optou para o modelo em nosso mercado. 

O que temos de uma forma mais concreta é a previsão de estreia do Yaris Cross nacional em 2023, modelo que será produzido em Sorocaba (SP). 

De qualquer forma, vamos acompanhar de perto todas as movimentações da fabricante por aqui.