A poucas semanas do lançamento oficial esperado para o mês que vem, a primeira imagem do Yaris na versão sedã surgiu numa publicação do INPI, o instituto de propriedade intelectual do Brasil - até então, apenas o Yaris hatch havia sido divulgado pela Toyota.

A foto confirma que a filial brasileira da montadora segue como referência o mercado tailandês, onde o Yaris é vendido com o mesmo estilo a ser adotado no Brasil. Isso significa que o Yaris sedã, lá chamado pelo sobrenome “Ativ”, lembrará muito o irmão maior Corolla.

Como mostram as imagens da galeria, o Yaris Ativ tem traços parecidos com os do sedã médio, porém, com detalhes mais ousados como vincos diagonais na carroceria e um para-choque volumoso e dominado pela entrada de ar inferior.

Nas fotos de patentes também é possível confirmar que o painel de instrumentos será o mesmo do carro tailandês o que não chega a ser uma boa notícia. De desenho convencional, o cluster possui dois mostradores analógicos sobrepostos e uma tela TFT do lado direito.

O console central é uma peça retangular dominada por uma central multimídia no topo e acionadores do ar-condicionado digital na base. Há apoio de braço central e partida elétrica na versão da Tailândia, o que não significa garantia para o modelo nacional.

Terceiro turno

O Yaris deve chegar ao mercado em julho em ambas as versões (hatch e sedã) e a meta de ocupar o nicho entre o Etios e o Corolla. E ele é imenso: entre o Etios Sedan Platinum (R$ 71.150) e o Corolla 1.8 (R$ 89.990) são quase R$ 19 mil de diferença.

É provável, inclusive, que a Toyota mate essas versões “top” do Etios que não farão muito sentido com o Yaris, mais capaz de disputar mercado com as duplas Polo/Virtus e Argo/Cronos, para citar dois novos concorrentes.

Na Tailândia, o Yaris usa um motor 1.2 e transmissão CVT na versão automática. Por aqui, a solução deve ser um pouco diferente. O entreeixos da versão sedã é um pouco maior que o hatch – 2,55 m contra 2,53 m -, ou seja, é bem menor que o Virtus, mas o modelo não parece apertado nas imagens do exterior.

Para acomodar a produção do Yaris na fábrica de Sorocaba (SP), a Toyota lançou mão do terceiro turno de trabalho. Com isso, será possível produzir 160 mil unidades por ano, um aumento de 52 mil carros. Ou seja, a montadora almeja vender cerca de 4 mil Yaris das duas versões por mês, talvez um pouco mais afinal o Etios pode e deve ser “canibalizado” em troca de um Toyota melhor e, sem dúvida, bem mais atraente.

 
 
Toyota Yaris 2019
 
Toyota Yaris 2019
Toyota Yaris 2019
Toyota Yaris 2019
 
Toyota Yaris 2019
Toyota Yaris 2019
Toyota Yaris 2019
 
Toyota Yaris 2019
Toyota Yaris 2019
Painel do novo Toyota Yaris
 
Painel do novo Toyota Yaris
Painel do novo Toyota Yaris
Yaris hatch, já revelado pela Toyota
 
Yaris hatch, já revelado pela Toyota
Yaris hatch, já revelado pela Toyota
O Yaris sedã brasileiro: visual que lembra o Corolla
 
O Yaris sedã brasileiro: visual que lembra o Corolla
O Yaris sedã brasileiro: visual que lembra o Corolla
 
 
Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/