Um ''Fusca'' dos novos tempos? VW terá elétricos pequenos e mais baratos em 2023
Fabricante conta com a evolução das baterias para seus inéditos elétricos
A Volkswagen segue firme em sua estratégia de eletrificação e prepara algumas novidades interessantes, além do já conhecido ID.3. Recentemente noticiamos aqui no Autoo o projeto do ID.6, um sedã elétrico de elevada autonomia que deverá substituir o Passat no futuro.
A boa notícia é que a Volkswagen prepara novidades importantes também no outro extremo da gama, no caso entre os modelos menores e mais acessíveis. Segundo relata a mídia especializada global, a montadora alemã confirmou que está desenvolvendo uma “família de entrada” baseada em uma variante simplificada da plataforma modular da marca para automóveis elétricos, chamada de MEB.
A previsão é que essa família de entrada seja composta pelo ID.1, um hatch compacto de tamanho similar a um Polo, acompanhado de um crossover derivado do mesmo projeto, que possivelmente atenda pelo nome ID.2.
Com uma arquitetura mais simples e adotando soluções de economia de escala, a previsão da Volkswagen é colocar o ID.1 no mercado em 2023 com um preço na casa de R$ 130 mil ou, quem sabe, até menos. Claro que ainda é um valor elevado se considerarmos a realidade do mercado brasileiro, porém já é notavelmente inferior ao que custa um Nissan Leaf no Brasil (R$ 220.000) hoje em dia. Importante destacar que sobretudo alguns países europeus concedem elevados incentivos financeiros para a aquisição de modelos com propulsão elétrica, o que deverá tornar o preço do futuro VW ainda mais competitivo.
A Volkswagen, contudo, não deverá colocar os novos ID.1 e ID.2 no mercado antes de 2023 por conta de algo relevante: a empresa necessita que os custos e a própria tecnologia das baterias dê mais um salto para viabilizar o seu “Fusca” dos novos tempos. De acordo com a fabricante, isso não deverá ocorrer antes do ano em questão.
Outro ponto que a Volkswagen deverá contemplar para o ID.1 e o crossover ID.2 será o uso de diversos tamanhos de baterias para atender tanto os clientes que consideram a compra dos modelos para o uso urbano quanto aqueles que precisam de um automóvel mais versátil e capaz de realizar deslocamentos rodoviários.
Interessante destacar que a propulsão elétrica, a qual reduz substancialmente o número de partes móveis em um carro, também vai favorecer o aproveitamento do espaço interno para os dois futuros compactos. Seguindo a lógica da VW, o ID.1, por exemplo, poderia ter o tamanho de um Polo, mas oferecer o mesmo patamar de espaço interno de um Golf.
Por fim, é interessante ficarmos de olho nos projetos do ID.1 e do ID.2 uma vez que, por conta da premissa do baixo custo, os dois seriam ótimos candidatos naturais a chegar a um país emergente como é o caso do Brasil, onde o fator preço é algo preponderante. Vamos acompanhar!
![Volkswagen ID.3 Volkswagen ID.3](https://www.autoo.com.br/fotos/2020/4/960_720/vwid3_foto1_20042020_30553_960_720.jpg)
Recomendados por AUTOO
![Fiat Strada: qual o segredo de sucesso da picape?](https://i.ytimg.com/vi/icusRSjEAHs/hqdefault.jpg?sqp=-oaymwEcCNACELwBSFXyq4qpAw4IARUAAIhCGAFwAcABBg==&rs=AOn4CLBv43UA8AiRtCZDMb-csvZCYXawXA)
Fiat Strada: qual o segredo de sucesso da picape?
5 pontos que explicam por que o veículo vende tanto até hoje![Embraer revela seu primeiro táxi-voador!](/fotos/Eve_Prototype_01-380x250.jpg)
Embraer revela seu primeiro táxi-voador!
Veículo elétrico ainda não leva pessoas e será testado em voo ainda em 2024![Royal Enfield Guerrilla 450: todos os detalhes e 50 fotos](https://www.motoo.com.br/fotos/2024/7/296_222/royal-enfield_guerrilla-450_2024_19_17072024_60027_296_222.jpg)