Um ''Fusca'' dos novos tempos? VW terá elétricos pequenos e mais baratos em 2023

Fabricante conta com a evolução das baterias para seus inéditos elétricos
Elétricos acessíveis da VW: hatch ID.1 pode ser acompanhado de um crossover, o ID.2, representado na projeção acima

Elétricos acessíveis da VW: hatch ID.1 pode ser acompanhado de um crossover, o ID.2, representado na projeção acima | Imagem: Kleber Silva

A Volkswagen segue firme em sua estratégia de eletrificação e prepara algumas novidades interessantes, além do já conhecido ID.3. Recentemente noticiamos aqui no Autoo o projeto do ID.6, um sedã elétrico de elevada autonomia que deverá substituir o Passat no futuro.

A boa notícia é que a Volkswagen prepara novidades importantes também no outro extremo da gama, no caso entre os modelos menores e mais acessíveis. Segundo relata a mídia especializada global, a montadora alemã confirmou que está desenvolvendo uma “família de entrada” baseada em uma variante simplificada da plataforma modular da marca para automóveis elétricos, chamada de MEB.

A previsão é que essa família de entrada seja composta pelo ID.1, um hatch compacto de tamanho similar a um Polo, acompanhado de um crossover derivado do mesmo projeto, que possivelmente atenda pelo nome ID.2.

Com uma arquitetura mais simples e adotando soluções de economia de escala, a previsão da Volkswagen é colocar o ID.1 no mercado em 2023 com um preço na casa de R$ 130 mil ou, quem sabe, até menos. Claro que ainda é um valor elevado se considerarmos a realidade do mercado brasileiro, porém já é notavelmente inferior ao que custa um Nissan Leaf no Brasil (R$ 220.000) hoje em dia. Importante destacar que sobretudo alguns países europeus concedem elevados incentivos financeiros para a aquisição de modelos com propulsão elétrica, o que deverá tornar o preço do futuro VW ainda mais competitivo.

A Volkswagen, contudo, não deverá colocar os novos ID.1 e ID.2 no mercado antes de 2023 por conta de algo relevante: a empresa necessita que os custos e a própria tecnologia das baterias dê mais um salto para viabilizar o seu “Fusca” dos novos tempos. De acordo com a fabricante, isso não deverá ocorrer antes do ano em questão.

Outro ponto que a Volkswagen deverá contemplar para o ID.1 e o crossover ID.2 será o uso de diversos tamanhos de baterias para atender tanto os clientes que consideram a compra dos modelos para o uso urbano quanto aqueles que precisam de um automóvel mais versátil e capaz de realizar deslocamentos rodoviários.

Interessante destacar que a propulsão elétrica, a qual reduz substancialmente o número de partes móveis em um carro, também vai favorecer o aproveitamento do espaço interno para os dois futuros compactos. Seguindo a lógica da VW, o ID.1, por exemplo, poderia ter o tamanho de um Polo, mas oferecer o mesmo patamar de espaço interno de um Golf.

Por fim, é interessante ficarmos de olho nos projetos do ID.1 e do ID.2 uma vez que, por conta da premissa do baixo custo, os dois seriam ótimos candidatos naturais a chegar a um país emergente como é o caso do Brasil, onde o fator preço é algo preponderante. Vamos acompanhar!

Volkswagen ID.3
Acima o VW ID.3: com tamanho de Golf, ele é o atual carro 100% elétrico mais barato da marca alemã 
Imagem: Divulgação

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa