Van de luxo, Chrysler Pacifica estará no Salão de São Paulo

Modelo de oito lugares substitui a conhecida Town & Country e deve ser vendido no Brasil em 2017
Chrysler Pacifica 2017

Chrysler Pacifica 2017 | Imagem: Divulgação

Um dos veículos preferidos dos turistas brasileiros na Florida, a van de oito lugares é quase uma mosca branca no Brasil. Dificilmente se avista um modelo como a Kia Carnival ou Chrysler Town & Country. Esta última será ainda mais rara afinal foi substituída pela bela e inédita Pacifica, que a marca americana decidiu mostrar no Salão de São Paulo.

Embora ainda não confirme oficialmente, a FCA (dona da marca Chrysler) deve importar a van canadense em 2017. Se isso ocorrer será uma boa notícia para um segmento esvaziado – até outubro menos de 200 veículos foram emplacados entre Town & Country, Carnival e a chinesa T8.

A Pacifica parte de uma nova plataforma, mais moderna e leve a ponto de ser 136 kg ‘mais magra’ que sua antecessora – algo que faz diferença em automóveis de quase duas toneladas. Em relação a Town & Country, a Pacifica é mais esguia e de linhas mais elegantes.

Mas é na parte técnica que a van de oito lugares faz diferença. O motor é um Pentastar V6 3.6 litros de 291 cv que é acionado por um câmbio automático de oito marchas ‘TorqueFlite’. O modelo conta ainda com um sistema de cancelamento de ruído ativo, semelhante aquele visto em fones de ouvido. Como parte do entretenimento, a Pacifica vem equipada com o sistema Uconnect Theater que consiste de três telas HD, duas de 10 polegadas atrás dos bancos dianteiros e uma de 8,4 polegadas no painel.

Aspirador de pó

As vans de grande porte são o carro ideal para famílias numerosas e que curtem viagens de fim de semana. É nisso que a Pacifica investe ao aprimorar o sistema de configuração dos bancos da Town & Country e introduzir um teto solar panorâmico triplo (para as três fileiras de assentos). Há também portas corrediças com acionamento elétrico que não exige o toque e até um aspirador de pó portátil a van traz consigo – útil para aquela criançada mais, digamos, animada.

Apesar do apelo, a Pacifica não mudará a realidade de sua categoria, afinal é difícil acreditar que terá um preço razoável – a Town & Country é anunciada por R$ 270 mil, valor que deve ficar mais alto no caso da sucessora. Pelo jeito, vai ser mais fácil andar nela em Orlando e quando o dólar cair.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!