Como se vê nas imagens, nem mesmo a Toyota conseguiu fazer milagres quando se trata de projetar um modelo compacto. O compromisso com qualidade e preço é sempre uma equação sem solução – ou se investe em um ou em outro. Mas o Etios virou realidade.

O tão esperado compacto de baixo custo que a Toyota fará no Brasil em 2012 foi apresentado nesta terça-feira em Nova Delhi, no salão do automóvel local. Pela expectativa criada pelo vídeo de teaser divulgado na semana passada esperava-se um carro mais sofisticado, mas o Etios é praticamente um “Logan” da Toyota: linhas retangulares, formas simples e visual que só não é apagado por causa da grade frontal mais rebuscada.

Outro temor do mercado era que a Toyota usasse uma marca de segunda linha para lançá-lo, mas o Etios leva a sua grife, o que é uma ótima notícia. Se não empolga pelo estilo, o compacto deve trazer um novo patamar de robustez, qualidade e confiabilidade ao segmento, o que já em si é um grande avanço.

Mas será que a Toyota conseguirá vendê-lo por um preço competitivo no Brasil? Só saberemos em 2012, mas a motorização na Índia já foi revelada e será de 1.2 e 1.5 litro. A versão sedã chegará primeiro, no final deste ano e o hatch, em 2011. Aqui é possível que a situação seja invertida devido ao tamanho do mercado de hatches.

Conheça os carros mais vendidos do Brasil nos últimos 10 anos

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/