Veja como será a nova Chevrolet S10
Picape, que pode ser rebatizada como Colorado, começou a ser produzida na Ásia e desembarca no Brasil em 2012
A General Motors divulgou nesta semana as primeiras imagens da linha de montagem da sucessora da picape S10. A Colorado, como foi rebatizada no exterior, será lançada primeiro na Tailândia, país que virou a meca das caminhotes no mundo, mas chegará logo ao Brasil, no início de 2012.
Se continuar com o nome S10 (o que é pouco provável), será a única coisa que a ligará a antiga picape. De resto, trata-se de um projeto novo, maior e mais sofisticado a ponto de colocar o modelo em outro patamar do mercado, onde hoje a rival Hilux, da Toyota, domina.
Por falar nisso, a Toyota prepara uma reação antes disso: já em novembro lançará a Hilux reestilizada e com motor flex, numa preparação para os tempos difíceis que virão – além da nova S10, também a Ranger muda em 2012.
Picape nacional
Como mostram as imagens produzidas exclusivamente para o AUTOO, a Colorado será uma picape de porte elevado, com linhas simples, mas fortes. A grade dividida ao meio, característica dos carros da Chevrolet hoje, casou bem com a carroceria avantajada, mais até que os automóveis da linha.
Ao contrário da nova Ranger, da Amarok e da Hilux, fabricadas na Argentina, a S10 continuará sendo produzida no Brasil, na fábrica de São José dos Campos, no interior de São Paulo. No exterior, a picape terá um novo motor turbodiesel Duramax com 2.5 e 2.8 litros, mas aqui ainda não há informação se a configuração se repetirá ou se continuaremos com o motor 2.8 fornecido pela International.
Os novos motores começaram a ser produzidos numa fábrica construída especialmente para eles na Tailândia e, segundo a GM, foram testados em várias partes do mundo, inclusive o Brasil.
À parte a situação dos motores, a futura picape trará certamente uma transmissão automática, além da manual, cabine simples e dupla, tração 4x2 e 4x4 com acionamento elétrico e muitos, muitos itens de conforto, hoje muito requisitados pelos consumidores.
A GM também não revelou as dimensões da versão de produção da Colorado, mas comenta-se que ela terá uma caçamba com mais volume que suas rivais. E, apesar de custar certamente mais, diz-se que a nova picape aposentará a S10 logo de cara. Mas essa é uma decisão que não é a cara da montadora, ainda mais que até hoje a picape é a mais vendida do mercado, justamente por conta do custo-benefício e do motor flex das versões mais baratas.