Velho conhecido dos brasileiros, Fiat Tipo ganha opção aventureira na Europa

Inédito Tipo Cross é uma investida na Fiat no segmento de crossovers por lá
Fiat Tipo Cross

Fiat Tipo Cross | Imagem: Divulgação

Modelo que se notabilizou no mercado brasileiro na década de 1990 ao alinhar o país com o que havia de mais recente na Europa no segmento de hatches médios, não é exagero dizer que o Fiat Tipo deixou sua marca no Brasil em uma época onde os carros importados ainda começavam a conquistar seu espaço por aqui.

Vendido em nosso país entre 1993 e 1997, o Fiat Tipo foi substituído na Europa pela dupla Bravo (hatch médio 2 portas) e Brava (4 portas) e retornou ao mercado do Velho Continente na carrocerias sedan, hatchback e station wagon a partir de 2016.

Agora a Fiat apresenta nesta segunda-feira (26) mais uma adição à gama. Trata-se do Tipo Cross, variante “aventureira” derivada do hatch. Marca que praticamente desenvolveu esse conceito aqui no Brasil, o Tipo Cross segue a receita mais do que dominada pela Fiat em nosso país. Com isso, o Tipo Cross ganha em relação ao hatch convencional uma suspensão retrabalhada, que confere ao modelo 4 cm a mais na altura em relação ao solo, além de um conjunto especial de rodas e pneus para a opção off-road light do Tipo.

Somando todas as alterações técnicas e estéticas, o Tipo Cross torna-se 7 cm mais alto em relação ao Tipo convencional. Como é “obrigatório” em veículos com essa proposta, o Tipo Cross traz molduras nos para-lamas, para-choques exclusivos, saias laterais, extrator no para-choque traseiro e um rack de teto mais funcional compartilhado com a opção station wagon do Tipo europeu.

Fiat Tipo Cross
Fiat Tipo Cross
Imagem: Divulgação

Disponível com opções gasolina e diesel, o Tipo Cross traz sob o capô o motor 1.0 turbo da família GSE, a mesma que será nacionalizada a partir deste ano pela Fiat Chrysler no Brasil. Por lá, o 1.0 turbo a gasolina entrega pouco mais de 100 cv e cerca de 20 kgfm de torque, claramente adotando uma calibração voltada à economia de combustível. 

Bem equipado, o Fiat Tipo pode receber um robusto pacote de assistentes de condução, com destaque para o monitoramento de pontos cegos, assistente de permanência na faixa de rodagem, farol alto automático, entre outros.

A Fiat também destaque que o Tipo será o seu segundo modelo comercializado na Europa, após o novo 500, a oferecer a 5ª geração da central multimídia Connect. Com tela de 10,25”, o aparelho desenvolvido pela FCA oferece conectividade ao Apple CarPlay e Android Auto sem fio, além de outras comodidades. Provavelmente o UConnect 5 também chegará, em breve, aos modelos de Fiat e Jeep produzidos no Brasil. 

Fiat Tipo Cross
Fiat Tipo Cross
Imagem: Divulgação
Assine a newsletter semanal do AUTOO!