Não é possível dizer que alguém duvidava do poder de atração dos utilitários esportivos no público brasileiro, mas as vendas de veículos de março mostraram que esse potencial parece não ter fim: no mês passado, os SUVs compactos bateram seu recorde de emplacamentos no país com quase 28 mil unidades, superando o recorde anterior de dezembro quando 27 mil exemplares haviam sido vendidos.

O número espanta por ter sido conseguido no começo do ano, quando ainda não se utilizam práticas para inflar números de vendas, comuns em dezembro. O maior número de concorrentes também contribui para facilitar esse recorde: este ano temos 15 modelos no mercado contra 7 apenas há cinco anos.

Se incluirmos na conta o que o Autoo chama de “aventureiros urbanos”, modelos que foram adaptados para o estilo ‘off-road’, os dados são ainda mais impressionantes. Ao todo foram mais de 36,5 mil veículos com o apelo fora de estrada vendidos no mês passado, ou algo muito perto de um veículo em cada cinco emplacados no Brasil.

Kicks rouba a liderança

Tudo leva a crer que esses números vão crescer durante 2018. Mais novidades devem desembarcar no mercado ampliando as possibilidades para os consumidores. Um deles, o Tiggo 2, da Chery, acaba de chegar às lojas e em breve teremos mais marcas atuando nesse segmento como a Volkswagen.

Com isso, é possível que os SUVs pequenos passem a ser a segunda categoria mais vendida no país, atrás apenas dos hatches compactos, campeões da preferência nacional (sobretudo pelo preço mais acessível). Hoje os “jipinhos” estão um pouco atrás dos sedãs compactos – no mês passado eles venderam 31 mil unidades enquanto os hatches, mais de 70 mil exemplares.

Além do recorde, as vendas em março tiveram uma surpresa, a liderança do Nissan Kicks. O modelo fabricado em Resende (RJ) desbancou o Honda HR-V, que domina a categoria há anos. Foram 5.532 unidades contra 5.358 do Honda que ainda é o mais vendido no acumulado de 2018.

Depois que nacionalizou o Kicks, a Nissan tem conseguido aumentar suas vendas gradativamente. Com isso, o Kicks é disparado seu produto mais popular no Brasil. Outro SUV que começou bem 2018 foi o Tracker. A Chevrolet já emplacou nada menos que 6.650 unidades do modelo mexicano, um crescimento de volume que equivale a mais de três vezes o de 2017.

E pensar que há dez anos o EcoSport reinava sozinho no Brasil...

 
 
Honda HR-V 2017
 
Honda HR-V 2017
Honda HR-V 2017
Nissan Kicks 2018
 
Nissan Kicks 2018
Nissan Kicks 2018
Chevrolet Tracker 2018
 
Chevrolet Tracker 2018
Chevrolet Tracker 2018
Chery Tiggo 2 2018
 
Chery Tiggo 2 2018
Chery Tiggo 2 2018
 
 
Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/