Versões mais simples crescem em meio à falta de chips

Fato é observado em modelos como a Fiat Strada e o Argo, líderes de mercado em maio
Fiat Strada 2022

Fiat Strada 2022 | Imagem: Divulgação

A falta de componentes na indústria automotiva criou uma tendência que deve perdurar por um bom tempo. A saída em questão passar por reforçar a produção das versões mais simples de determinados automóveis, algo que poderá amenizar a situação de falta de insumos e evitar um desabastecimento ainda maior do mercado.     

Devido ao conteúdo menor de tecnologia que observamos nos catálogos de entrada, algumas configurações acabam sendo menos abaladas pela escassez de semicondutores e surgem como a saída para que algumas marcas consigam manter suas linhas de produção operando e abastecendo a rede de concessionárias.

A única saída viável em tempos de crise foi claramente constatada ao observarmos o ranking de vendas de maio, em que três modelos da Fiat ficaram com o pódio. Liderados pelo Argo, com 10.929 emplacamentos, logo em seguida aparece a Strada, com 9.918 unidades e, logo após, o Mobi como a escolha de 7.443 consumidores. 

O que dizem os números

A pedido do AUTOO, a Fiat nos informou como ficou composto o mix de vendas em especial do Argo e da Strada. Pelo levantamento, fica claro que a participação das versões mais simples ajudou no sucesso comercial da dupla.

Especificamente no caso do Argo, a versão Drive respondeu por mais da metade (53%) dos emplacamentos do modelo. Já a opção de entrada 1.0 manual ficou com outros 18% das vendas do modelo. Temos, portanto, 71% do total de emplacamentos do hatch por conta dos seus catálogos de entrada. 

De série, o Argo 1.0 manual (R$ 62.690) não traz nenhum equipamento além do essencial (ar-condicionado, direção assistida e trio elétrico), sendo que apenas a partir da versão Drive 1.0 (R$ 68.290) é que o hatch acrescenta central multimídia de série, item que demanda mais semicondutores em sua produção.   

Somente no catálogo Drive 1.3 S-Design (R$ 73.790) é que o Argo passa a contar com os controles de tração e estabilidade de série, bem como chave presencial, sensor de estacionamento, entre outros itens mais avançados. Sua participação em vendas, contudo, certamente é menor do que a opção com motor 1.0. 

O Argo Trekking, somando as opções 1.3 manual e 1.8 automática, respondeu por 26% das vendas do hatch. A configuração topo de linha HGT, por sua vez, foi a escolha de 3% do público.  

Mesmo cenário para a Fiat Strada

No caso da Fiat Strada, mais uma vez quem lidera as vendas da picape é a versão de entrada Endurance cabine plus (R$ 77.290), que responde por 32% dos emplacamentos do modelo.

No catálogo em questão, a Strada traz apenas os controles de tração e estabilidade como os itens que mais demandam semicondutores. Ainda equipada com direção hidráulica, a Strada mais barata sequer conta com calotas ou rádio. 

As versões Freedom cabine plus, Freedom cabine dupla e a topo de linha Volcano gravitam em uma participação em torno de 20% no mix de vendas da linha Strada. Mais equipadas, não por acaso a Fiat deixa claro em seu site comercial que a fila de espera para algumas versões da picape pode alcançar 5 meses. 

Quanto mais tecnologia, maior o abalo

Se as versões mais simples são as que conseguem ser produzidas em meio à falta de semicondutores, modelos com projetos recentes e mais avançados sofreram um duro golpe.

A GM, por exemplo, divulgou recentemente um comunicado em que é possível entender porque os Chevrolet Onix e Onix Plus estão com a produção parada e sem uma perspectiva de retorno tão cedo.

Tanto o hatch quanto o sedã oferecem de série em todas as versões os 6 airbags de série e os controles de tração e estabilidade. 

No catálogo topo de linha, os compactos da Chevrolet oferecem assistentes de condução avançados, como o assistente de estacionamento e o monitoramento de pontos cegos.

Com isso, o Onix e o Onix Plus podem demandar cerca de 1.000 semicondutores ao todo dependendo da versão, enquanto um compacto não tão equipado demanda de 500 a 700 microchips.

Ao menos por enquanto, no acumulado do ano, o Onix segue como o segundo automóvel mais vendido no país, com o Hyundai HB20 aproximando-se rapidamente.

A GM se posicionou de uma forma contrária à possibilidade de oferecer versões mais simples do Onix como uma forma de driblar a crise dos semicondutores, alegando que, se assim o fizesse, iria afetar exatamente um dos pontos que ajudou no sucesso da nova geração do compacto: o nível de tecnologia superior.

Com a perspectiva do desabastecimento de microchips avançar para 2022, nos resta acompanhar como serão os desdobramentos do mercado.

Fiat Argo 2021
Acima o Fiat Argo em sua versão de entrada 1.0 manual 
Imagem: Divulgação

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