Volkswagen antecipa o up! GTI

Modelo, segundo a marca, promete resgatar a proposta dos carros que levam a insígnia GTI
Volkswagen up! GTI (conceito)

Volkswagen up! GTI (conceito) | Imagem: Divulgação

Nós já havíamos antecipado a informação aqui no AUTOO e nesta sexta-feira a Volkswagen finalmente resolveu adiantar os primeiros detalhes do up! GTI. A opção mais esportiva do subcompacto foi escolhida para figurar como um dos destaques do GTI Meet, um tradicional encontro com fãs da linha Volkswagen que ocorre em conjunto com o festival de Lake Wörthersee, na Áustria, e reúne carros preparados.

A chegada do up! GTI está sendo muito aclamada dentro da Volkswagen por resgatar o espírito original da gama esportiva da marca. Na década de 1970, o primeiro modelo a ostentar a sigla GTI foi o Golf, que se destava pelo baixo peso e ótimo desempenho para o um modelo da categoria.

A Volkswagen quer repetir essa mesma receita de “esportividade democrática” com o up! GTI. Sob o capô a novidade vai contar com o motor 1.0 TSI ajustado para entregar 115 cv e 23,4 kgfm de torque. Ajudado pelo baixo peso de 997 kg, segundo os testes da VW o up! GTI conseguirá acelerar de 0 a 100 km/h em ótimos 8,8 segundos.

Os número, como relembra a Volkswagen, são bem próximos ao do Golf GTI de primeira geração, lançado em 1976, que contava com 110 cv e também era bem leve, registrando apenas 810 kg na balança, uma combinação que o permitia acelerar de 0 a 100 km/h em 9 segundos. Até mesmo se levarmos em consideração o tamanho, o tamanho dos dois é bem semelhante, o que mostra como o Golf cresceu ao longo de suas sete gerações.

O up! GTI, adianta a Volkswagen, será oferecido nas cores sólidas Tornado Red (vermelha) e Pure White (branca), além das opções metálicas Dark Silver (prata), Black Pearl (preta) e a inédita Costa Azul, uma opção nova dentro da família GTI.

Como não poderia ser diferente, o up! GTI trará uma faixa vermelha percorrendo a grade do radiador de formato colméia. Dentro da peça figura o precioso logotipo GTI. As rodas de liga leve contam com aro 17” nessa versão e a suspensão é rebaixada em 15 mm. Já na traseira, destaque para o aerofólio que cumpre a função de criar mais downforce e ajudar as rodas traseiras a permanecerem sempre grudadas no chão.

Por dentro do up! GTI, os destaques ficam por conta do volante esportivo com revestimento de couro, a manopla do câmbio exclusiva da versão GTI e o tradicional revestimento interno xadrez para os bancos.

O up! GTI vai chegar às lojas na Europa logo no começo de 2018. Procurada pelo AUTOO, a Volkswagen informou que “não tem planos de comercialização desse modelo no Brasil”.