Um dos modelos mais sofisticados da VW, Arteon estreia facelift e variante Shooting Brake

Sedã com ares de cupê substituiu o antigo CC e passa por sua primeira repaginação de visual desde 2018
Volkswagen Arteon R-Line

Volkswagen Arteon R-Line | Imagem: Divulgação

A Volkswagen deu início à linha de sedãs com ares de cupê e quatro portas ainda com o Passat CC, que veio a se chamar apenas CC posteriormente e foi vendido no Brasil. Em 2018, os mercados europeus receberam um substituto que nunca chegou por aqui: o Arteon. O cupê de quatro portas acaba de passar por seu primeiro facelift.

A novidade passa a contar agora com novas opções de motorização híbrida e uma versão esportiva batizada de Arteon R. Além disso, com a repaginação visual, o carro ganhou também uma opção de carroceria Shooting Brake, uma espécie de perua derivada do cupê. Nas linhas, as mudanças não foram tão grandes, mas a grade dianteira está maior, envolvendo os faróis e ganhando reforço nos detalhes cromados. Na traseira, as lanternas ganharam iluminação por LED com um desenho interno de aspecto tridimensional. O novo Arteon 2021 também recebe o logotipo atualizado da Volkswagen, que apareceu pela primeira vez no Brasil com o Nivus.

Volkswagen Arteon R-Line
Volkswagen Arteon R-Line
Imagem: Divulgação

Por dentro, o carro recebeu um volante redesenhado como o do Nivus, mas dotado de botões sensíveis ao toque. O mesmo sistema de toque também pode ser visto na nova interface do sistema de ar-condicionado. A central multimídia também é totalmente controlada por toques, mas alguns mercados receberão uma uma unidade com botões físicos.

Volkswagen Arteon R-Line
Volkswagen Arteon R-Line
Imagem: Divulgação

Desde a versão de entrada, o carro conta com painel de instrumentos digital, chave presencial, monitor de ponto cego, frenagem autônoma de emergência e rodas de 18 polegadas. Nas configurações mais caras, o novo Arteon pode receber ainda carregador de celular sem fio, sistema de som Harman-Kardon, luz ambiente com cores selecionáveis e rodas de 20 polegadas.

Volkswagen Arteon Shooting Brake
Volkswagen Arteon Shooting Brake
Imagem: Divulgação

As novas opções de motorização incluíram um sistema híbrido similar ao usado pelo Golf GTE, onde um motor a gasolina 1.4 turbo de 158 cv é ligado a um elétrico de 116 cv. No total, o sistem entrega 218 cv e pode rodar 56 km apenas com eletricidade. Quanto ao Arteon R, esportivo, a Volkswagen não deu todos os detalhes, limitando-se a dizer que a novidade terá 320 cv de potência. 

Volkswagen Arteon Shooting Brake
Volkswagen Arteon Shooting Brake
Imagem: Divulgação