Volkswagen Gol: do que os proprietários mais reclamam na internet

Carro mais vendido no Brasil por 27 anos não escapa das queixas de seus proprietários
Volkswagen Gol 2022

Volkswagen Gol 2022 | Imagem: Divulgação

Se você cresceu no Brasil dos anos 1980, 1990 e 2000 deve ter andado muito de Volkswagen Gol, afinal foi o carro mais vendido do país durante 27 anos.

Lançado em 1980, o hatch surgiu para substituir o Fusca e teve sucesso na empreitada até sair de linha já defasado em 2023.

VEJA TAMBÉM:

Foram mais de 8,5 milhões de unidades emplacadas em 43 anos, o que certamente deixou muita gente satisfeita e outras nem tanto.

Fazendo um recorte das últimas unidades vendidas, é possível encontrar muitas reclamações de proprietários na internet.

A maioria das queixas diz respeito a falhas mecânicas, como problemas no motor, na direção hidráulica, além de algumas panes elétricas.

Reclamações dos donos de Volkswagen Gol

Volkswagen Gol 2017
Volkswagen Gol: carro mais vendido do Brasil por 27 anos Imagem: Divulgação

Direção hidráulica

Proprietários da última versão do Volkswagen Gol têm relatado barulhos estranhos na direção hidráulica, normalmente causados por problemas na bomba. “Preciso que a Volkswagen resolva essa questão do barulho na bomba, pois pelo argumento do técnico, se trata de um problema crônico”, relata um cliente Volkswagen que procurou a rede autorizada.

“Com cerca de 10 mil km rodados, notei um barulho diferente na direção do veículo, que chegava a incomodar um pouco. Levei até a concessionária para poder fazer uma avaliação e ver o que poderia ser. O carro ficou oito dias lá e me informaram que trocaram a bomba, mas quando me devolveram, o barulho ainda estava lá”, reclamou outro proprietário.

A Volkswagen não respondeu a diversos reclamantes. Para um deles, negou a existência do problema e a consequente troca da peça.

Falhas no motor

Outro problema recorrente é no motor de três cilindros dos últimos modelos do Gol, o chamado G7. “Meu carro atualmente está com 76 mil km rodados, manutenção feita em dia, e, de repente, o carro parou do nada.  Levei ao mecânico e ele constatou que um dos cilindros está sem pressão alguma”, disse um proprietário em um site especializado em direitos do consumidor.

Até mesmo em carros mais antigos o problema já era recorrente. Uma das queixas a respeito de um modelo 2013 comprado 0 km pelo proprietário. “Mesmo seguindo rigorosamente todas as recomendações e manutenções indicadas pelo fabricante, fui surpreendido por uma sequência lamentável de falhas e defeitos recorrentes no motor”, escreveu.

Para essas e diversas outras reclamações, a Volkswagen afirmou que os carros estariam fora do período de cobertura da garantia.

Pesquisa leva em consideração o uso de um hatch compacto, como o VW Gol
Volkswagen Gol: falhas mecânicas e elétricas motivam reclamações Imagem: Divulgação

Panes elétricas

Com menos frequência, mais ainda recorrentes, as reclamações sobre panes elétricas variam entre alternador falhando, chegando a desligar o veículo em movimento, passando por vidros que abrem e fecham sozinhos.

“Já é a segunda vez que estamos passando por isso [pane elétrica] e o mínimo que eles [concessionárias] deveriam fazer era revisar o carro para verificar o que está acontecendo. Com certeza está entrando água onde não deveria”, relatou um proprietário.

Neste caso, a Volkswagen disse ter tomado providências internas e o cliente ficou satisfeito. No caso do problema de alternador, a Volkswagen afirmou ter resolvido o problema, mas o reclamante não confirmou o fato.

Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

Recomendados por AUTOO

Youtube
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximos
Aviação
Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro cliente
MOTOO
Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análise