A Volkswagen anunciou a produção no Brasil do primeiro motor turbo com injeção direta do país. Trata-se do 1.0 TSI Total Flex, com 3 cilindros e que é derivado do motor aspirado usado em seus modelos populares.

Produzido em São Carlos, o propulsor estreará a bordo do compacto up! no segundo semestre. Ele oferece 105 cv de potência contra 82 cv da versão aspirada – o torque atinge 16,8 kgfm, semelhante a um motor 1.6 comum, por exemplo. A Volks não divulgou dados de desempenho, mas é esperado um consumo bastante positivo comparado à sua performance.

Tecnologia de ponta

O novo motor segue uma tendência de downsizing de motores que ocorre há algum tempo no exterior. Isso significa, na prática, oferecer níveis de potência e torque vistos nos propulsores atuais, porém em motores sensivelmente menores. Além disso, há um ganho importante em economia de combustível. 

Até o momento, apenas motores com injeção direta, mas aspirados haviam sido lançados no Brasil. A adoção do turbo em motores 1.0, no entanto, foi feita pela própria VW na década passada, mas sem a mesma eficiência atual.

Acredita-se que a montadora alemã ampliará o uso dos motores TSI a toda sua linha nos próximos anos. 

 
 
Volkswage up! TSI Volkswage up! TSI
Volkswage up! TSI Volkswage up! TSI
motor motor
 
 

Conheça os carros mais vendidos do Brasil nos últimos 10 anos

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/