Rival da VW para o Compass no Brasil pode ter versão esportiva com tração integral

Novo SUV pode receber configuração esportiva com motor 2.0 turbo do Golf, tração integral e câmbio de dupla embreagem
Flagra do projeto Tarek para a América Latina: modelo é o rival da VW para o Jeep Compass

Flagra do projeto Tarek para a América Latina: modelo é o rival da VW para o Jeep Compass | Imagem: José Iván/reprodução internet

A Volkswagen segue sem definir um nome para seu aguardado SUV médio que será produzido na Argentina para abastecer os mercados locais. Até momento esse rival para o Jeep Compass é conhecido pelo nome de  projeto Tarek, porém a designação definitiva é esperada para ser conhecida no mês que vem. Chamado de Tharu na China, o utilitário esportivo deve ter a produção iniciada na Argentina até o fim do ano trazendo alterações exclusivas para os mercados latino-americanos.

Até lá, novas informações vêm surgindo a respeito do futuro produto da VW. O CEO da marca para a Argentina, Thomas Owsianski, publicou uma foto da linha de montagem do SUV e o site Argentina Autoblog recebeu dicas de fornecedores da fábrica na esteira da visita do executivo. Enquanto hoje o utilitário esportivo está programado para usar o motor 1.4 turbo flex no Brasil e câmbio automático de seis velocidades, como já ocorre em vários modelos da VW, o Tarek poderá seguir um caminho mais exclusivo.

Acima o VW Tharu revelado na China. Por aqui poderá ser vendido como Tarek
Acima o VW Tharu oferecido na China
Imagem: Divulgação

Profissionais ligados à fábrica no país vizinho confidenciaram que o novo SUV da Volkswagen segue em desenvolvimento e a marca está trabalhando em uma futura versão esportiva para o derivado do projeto Tarek. Seria uma configuração esportiva que, assim como o utilitário esportivo, ainda não tem um nome confirmado. Seguindo a lógica da VW, como o Tiguan Allspace possui em seu catálogo no Brasil a opção R-Line, talvez essa seja uma alternativa mais plausível. A variante topo de linha e mais esportiva do Tiguan Allspace por aqui, aliás, conta com a maior parte da procura pelo modelo.  

Nesta possível configuração esportiva, o Tarek deverá trazer embaixo do capô o motor EA888 2.0 turbo de injeção direta que era oferecido no Golf GTI, entregando 230 cv de potência e 35,7 kgfm de torque. Assim como o esportivo, a transmissão deverá ser ainda composta pela caixa automatizada de dupla embreagem com sete velocidades. No entanto, ao contrário do hatch esportivo, o SUV deverá contar com tração integral, apontam rumores vindos da Argentina. 

Vale lembrar que essa receita de juntar o 2.0 do Golf GTI com o câmbio de dupla embreagem e tração integral já é utilizada na China pelo VW Tharu, sendo que, inclusive, essa versão se chama R-Line por lá. Então, a apresentação dessa configuração mais esportiva seria bastante provável. No entanto, a publicação do país vizinho reforça que um vindouro "Tarek GTI" para a América Latina ainda não tem endereço certo para ser fabricado.

O SUV será produzido no México e na Argentina para as versões convencionais. A primeira abastece a América Central, EUA e Canadá, enquanto a segunda cuidará da América do Sul. A nova configuração esportiva também poderá ser feita em ambas, ou em apenas uma delas, mas ainda é cedo para cravar essa informação.

Flagra do projeto Tarek para a América Latina: modelo é o rival da VW para o Jeep Compass
Flagra do projeto Tarek para a América Latina: modelo é o rival da VW para o Jeep Compass
Imagem: José Iván/reprodução internet

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa