Volkswagen traz van de luxo para o Brasil

Mas montadora nega comercialização do modelo T5, que será usado apenas pela própria empresa

Van T5, da Volkswagen, flagrada no Brasil pelo blog Autos Segredos | Imagem: Autos Segredos

A Volkswagen trouxe para o Brasil a van Transporter T5, que é uma espécie de transporte VIP para até oito passageiros. Exemplares do modelo foram flagrados pelo blog Autos Segredos, que já havia confirmado a importação anteriormente.

A montadora, no entanto, negou que vá comercializar o modelo no mercado: “Os veículos mencionados foram importados para uso da companhia, para o transporte de pessoas dentro e fora das fábricas” , respondeu a Volks ao AUTOO.

A T5 atua num segmento que já não existe no Brasil. Com motor turbo e transmissão de dupla embreagem, o veículo é tão sofisticado quanto um Golf europeu, por exemplo. Na Europa, esse tipo de van serve como transporte para um público de classe mais alta ou para executivos. Como é muito sofisticado, seu preço por aqui seria muito alto – na Alemanha começa em 31 mil euros,  algo como R$ 86 mil, sem os impostos mais altos cobrados em nosso país.

Antepassados

Curiosamente, a T5 é herdeira da Caravelle, que chegou a ser comercializada no Brasil, e da Kombi, que é considerada a primeira geração dessa família. A presença da van por aqui, aliás, suscitou rumores que ela poderia ser a sucessora da “velha senhora”, que deve se aposentar até o final de 2013.

O mais provável, no entanto, é que a Volks esteja desenvolvendo alguma solução mais barata e simples para substituir a Kombi. Apesar disso, a montadora mantém o discurso de continuidade do velho utilitário:  “ a Kombi continua em produção normalmente na fábrica da Anchieta e mantém um bom desempenho de vendas dentro do segmento de veículos comerciais leves”, confirmou a empresa alemã.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!