Volkswagen XL1 roda em teste na Europa

Híbrido, que promete percorrer 111 km com um litro de combustível, deve ser lançado em 2013

Volkswagen XL1 flagrado na Europa | Imagem: Reprodução / Autoblog.it

Parece que Martin Winterkorn, presidente do grupo Volkswagen, não estava brincando quando anunciou em novembro de 2011 que o XL1 – cupê híbrido conceitual que, segundo a marca, é capaz de rodar 111 km/l de combustível – seria produzido em série. O modelo foi fotografado pelo site Autoblog italiano sem nenhum disfarce enquanto fazia testes de resistência em uma estrada na Europa.

Pelo que se pode perceber, a montadora não mudou praticamente nada no veículo: faróis e lanternas em LEDs, maçanetas embutidas, desenho do interior e até as portas com abertura tipo asas-de-gaivota estavam no protótipo flagrado.

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Segundo o site, o híbrido vai manter o mesmo conjunto mecânico visto no conceito, com um motor bicilindro de 0,8 litro e 48 cv associado a outro elétrico de 27cv. Parece pouco, mas vale lembrar que a proposta do modelo não é ser uma Ferrari.

Para ajudar a cumprir a meta de economia, a Volks deve usar a transmissão DSG de dupla embreagem com sete velocidades - que também equipa outros carros do grupo. Outro item que também deve migrar para o modelo de série é o sistema de tração traseira.

O Volkswagen XL1 deve ganhar as ruas já em 2013 e, segundo a imprensa europeia, seu preço inicial deve girar em torno das 30 mil libras (cerca de R$ 95.000 sem impostos).

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