Volkswagen XL1 roda em teste na Europa
Híbrido, que promete percorrer 111 km com um litro de combustível, deve ser lançado em 2013
Parece que Martin Winterkorn, presidente do grupo Volkswagen, não estava brincando quando anunciou em novembro de 2011 que o XL1 – cupê híbrido conceitual que, segundo a marca, é capaz de rodar 111 km/l de combustível – seria produzido em série. O modelo foi fotografado pelo site Autoblog italiano sem nenhum disfarce enquanto fazia testes de resistência em uma estrada na Europa.
Pelo que se pode perceber, a montadora não mudou praticamente nada no veículo: faróis e lanternas em LEDs, maçanetas embutidas, desenho do interior e até as portas com abertura tipo asas-de-gaivota estavam no protótipo flagrado.
Veja mais: VW comemora 55 anos de Kombi no Brasil
Segundo o site, o híbrido vai manter o mesmo conjunto mecânico visto no conceito, com um motor bicilindro de 0,8 litro e 48 cv associado a outro elétrico de 27cv. Parece pouco, mas vale lembrar que a proposta do modelo não é ser uma Ferrari.
Para ajudar a cumprir a meta de economia, a Volks deve usar a transmissão DSG de dupla embreagem com sete velocidades - que também equipa outros carros do grupo. Outro item que também deve migrar para o modelo de série é o sistema de tração traseira.
O Volkswagen XL1 deve ganhar as ruas já em 2013 e, segundo a imprensa europeia, seu preço inicial deve girar em torno das 30 mil libras (cerca de R$ 95.000 sem impostos).