Volvo comemora 10 anos do conceito SSC

Protótipo, que inspirou visualmente o C30, também foi pioneiro na introdução de tecnologias inovadoras

Volvo SSC | Imagem: Volvo

O que acontece com um protótipo, depois de sua apresentação num salão? Nada, na maioria dos casos. Alguns, no entanto, emprestam seu visual revolucionário de maneira mais comedida a carros que ganharão as ruas mais tarde. E algumas exceções vão além: empregam tecnologias de vanguarda em futuros modelos de produção.

É o caso do SCC, apresentado pela Volvo em 2001. É nele, inegavelmente, que o C30 se inspira. Porém, mais importante do que influenciar no desenho do charmoso hatch, o SCC faz jus à sua sigla, Safety Concept Car, ao empregar nos carros da marca sueca tecnologias pioneiras.

A Volvo celebra agora os 10 anos do SSC e relembra algumas inovações apresentadas pelo conceito que hoje estão presentes nos seus veículos. São elas: aviso de colisão à frente (que hoje inclui o detector de pedestres), informações projetadas no para-brisa (mais conhecido como head-up display), detector de ponto-cego nos retrovisores, sistema de alerta para o risco de sair da faixa, controlador de velocidade que mantém distância do carro da frente e acionamento intermitente das luzes de freio em frenagens de emergência, só para citar as principais.

O Volvo C30, baseado no SSC, estreou no Salão de Paris de 2006.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Modelo ganhou novo visual e alguns equipamentos interessantes. Assista
Aviação
Maior avião brasileiro está combatendo incêndios no Pantanal

Maior avião brasileiro está combatendo incêndios no Pantanal

Embraer KC-390 da FAB pode ser convertido para avião bombeiro. Veja como funciona
MOTOO
Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Uma das maiores montadoras do mundo, a gigante indiana construiu fábrica própria em Manaus para produção de motocicletas