Volvo desenvolve cadeirinha infantil inflável

Ainda como protótipo, novo assento é leve e, quando desinflado, pode ser transportado em uma mochila

Volvo desenvolve cadeirinha infantil inflável | Imagem: Divulgalção

O uso de cadeirinhas no banco de trás dos veículos para transportar crianças com segurança é obrigatório. No entanto, grandes e desajeitadas, as cadeirinhas passam a ser um “trambolho” com o qual os pais têm de lidar diariamente, ainda mais em situações de viagens, ou quando é o pai que leva a criança na escola e a mãe é quem busca, por exemplo, e não há uma cadeirinha para cada carro.

Para facilitar a logística, a Volvo Cars está desenvolvendo um novo conceito de assento infantil. Trata-se de uma cadeirinha inflável, mais leve e que, quando desinflada, pode ser transportada em uma mochila com facilidade.

O assento conta com uma tecnologia de bombeamento de ar que infla a cadeirinha em menos de 40 segundos e desinfla usando uma bomba elétrica integrada. De acordo com o fabricante, o peso total do assento é de menos de 5 kg (metade do peso de um assento convencional), e ele fica constantemente conectado via bluetooth, permitindo uma série de funções, como o enchimento remoto.

Veja mais: Anfavea quer cinto de três pontos e isofix como itens obrigatórios

O protótipo utiliza um material chamado drop-stitch, um tecido resistente que pode suportar alta pressão interna. “É uma tecnologia comum na indústria de barcos e foi desenvolvido originalmente para uso militar, em projetos de aviões infláveis”, explica Maria Hansson, gerente de projetos na Volvo.

O equipamento foi criado por Lawrence Abele, gerente de design do Volvo Monitoring and Concept Center em Los Angeles e pai de dois filhos pequenos. “Para mim, a segurança das crianças sempre é a prioridade e quando morávamos no exterior com duas crianças tivemos que transportar as cadeiras volumosas por aeroportos e em táxis. Para muitos, viajar com crianças é um desafio; qualquer ajuda para simplificar a vida dos pais com crianças pequenas é uma grande coisa”, explica.

Vale lembrar que a cadeirinha da Volvo é montada de forma que a criança fique com o rosto virado para trás, a forma mais segura de crianças de até quatro anos viajarem no carro. O produto ainda precisa passar por testes para ter as certificações de segurança necessárias para chegar ao mercado. Não há data definida para sua comercialização.

Veja como funciona o assento:

Recomendados por AUTOO

Youtube
RAM Rampage Laramie a diesel

RAM Rampage Laramie a diesel

Será que ainda é vantajoso ter picape com motor turbodiesel?
Aviação
Força Aérea Brasileira confirma: quer caças F-16 dos EUA

Força Aérea Brasileira confirma: quer caças F-16 dos EUA

Mas nega que isso possa atrapalhar operação dos novos Gripen suecos
MOTOO
A partir de R$ 8,5 mil: motos Shineray, Honda e Yamaha

A partir de R$ 8,5 mil: motos Shineray, Honda e Yamaha

Lista reúne as 10 motos mais baratas do Brasil em maio de 2024. Descubra as opções