Volvo utiliza imãs para manter carros autônomos na rota

Montadora sueca trabalha em projeto que garante precisão no posicionamento do veículo na estrada com imãs colocados no asfalto e no veículo

Volvo utiliza imãs para auxiliar carros autônomos a se manterem na rota | Imagem: Divulgação

A Volvo não para de desenvolver novas tecnologias no campo de veículos autônomos. Agora, a marca sueca está trabalhando em um projeto de pesquisa que envolve o uso de imãs para manter os veículos inteligentes na rota. Além de evitar que os carros saiam da pista, a marca acredita que a nova tecnologia poderia permitir um uso mais eficiente do espaço nas estradas, com faixas mais estreitas.

Um dos pontos interessantes neste projeto é que, enquanto os sistemas de GPS e câmeras podem ter intervenções, tanto de barreiras físicas, quanto por condições climáticas adversas, por exemplo, o uso de imãs não. Os imãs criam um trilho invisível na estrada, o que deixa uma margem muito pequena para imprecisão do posicionamento do veículo na faixa, que apresentou uma variação de menos de 10 cm segundo a Volvo.  "Um posicionamento exato, confiável, é um pré-requisito necessário para um carro autônomo",  diz Jonas Ekmark, líder de segurança preventiva da Volvo Cars.

Veja também: Carro do futuro é melhor que sala de estar

“Nós testamos a tecnologia em diversas velocidades e os resultados até agora são promissores" conclui Ekmark. Os testes aconteceram em Hällered, Suécia. A equipe de pesquisa da Volvo colocou ao longo de 100 metros de uma pista imãs redondos de 4 cm de diâmetro por 1,5 cm de altura sob o asfalto, mais precisamente a 20 cm do solo. Um veículo de teste equipado com vários sensores magnéticos foi conduzido ao longo deste trecho.

Ekmark diz que seria perfeitamente possível colocar veículos autônomos na estrada sem que haja alterações de infra-estrutura, mas que a tecnologia baseada em imãs oferece benefícios que vão além de apenas manter os carros na trajetória.

"A experiência com os imãs se mostrou uma solução eficiente, confiável e relativamente barata, quando se trata da infra-estrutura e tecnologia de sensores de bordo. O próximo passo é realizar testes no trânsito da vida real", conclui Ekmark.

A pesquisa foi realizada com o apoio financeiro da Secretaria de Transportes da Suécia (Trafikverket), um dos maiores interessados no potencial do novo projeto. "Os resultados do teste são muito interessantes, especialmente na melhoria da segurança", declarou  Claes Tingvall, Diretor de Segurança de Tráfego da Suécia. "Uma implementação em larga escala de imãs nas estradas poderia muito bem fazer parte dos planos do país em ser o pioneiro a utilizar tecnologias que contribuam para a mobilidade sustentável."

Confira uma demonstração do sistema:

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