VW anuncia recall global do Tiguan e Amarok

Ação envolve 800 mil unidades do SUV fabricadas entre 2008 e 2011; faróis e câmbio podem apresentar mau funcionamento

VW Tiguan 2009 | Imagem: divulgação

A central da Volkswagen na Alemanha anunciou nesta quinta-feira (14) um recall global para 800 mil unidades do utilitário esportivo Tiguan, fabricados entre 2008 e 2011. Os problemas surgem em dois pontos do veículo: faróis e transmissão.

O primeiro defeito, segunda a marca, pode acontecer por conta de uma falha em um fusível do sistema elétrico, que pode acarretar no não funcionamento de um dos dois circuitos de iluminação.

Já a falha no câmbio, no caso os carros com a caixa DSG de dupla embreagem, é causada por dificuldade de lubrificação dos componentes moveis. Segundo a marca, esse problema é associado à condições climáticas, como alta temperatura e alto índice de umidade. Segundo a VW, o defeito é sanado com a substituição do óleo sintético por outro de origem mineral. Essa deformidade afeta apenas veículos vendidos na China e sudeste asiático.

A Volkswagen ainda não confirma se o recall também afeta unidades do Tiguan vendidas no Brasil.

Atualizado às 15:12 de 14/11/2013

O recall da VW cresceu, afetando também outros modelos do Grupo VW. Ao todo, a marca admite que cerca de 1,7 milhão de carros (o Tiguan não é mais o único afetado) terão de passar por revisões no mundo todo. A imprensa europeia, contudo, diz que o número é ainda maior, podendo chegar a 2,6 milhões de veículos afetados. A ação também já chegou ao Brasil.

No País, o recall envolve 7.921 unidades do Tiguan e mais 54.703 picapes Amarok. O defeito do SUV é nos faróis, que podem não ascender após o comando devido a um defeito em um dos fusíveis da central eletrônica. Já o problema da camionete é mais complexo e envolve a verificação e reparo de tubulações de combustível mal isoladas ou fixadas de maneira errada, que podem conter rachaduras e provocar vazamentos. Nesse caso, a marca alerta para o risco de incêndio.

O recall para os veículos no Brasil afeta unidades do Tiguan fabricadas entre 2008 e 2011, enquanto o chamado para a Amarok é para modelos produzidos entre 2011 e 2013. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 019 5775 e no site oficial da montadora www.volkswagen.com.br.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!