VW apressa desenvolvimento do Taigun

Jipinho baseado no up! apresentado no Salão de São Paulo deve ser lançado em 2014

Volkswagen Taigun | Imagem: Rafael Munhoz

A avalanche de crossovers compactos que estão chegando ao mercado, como o novo Ford EcoSport e o Peugeot 2008, poderá fazer a Volkswagen apressar seu planos com o Taigun, o jipinho conceito apresentado no Salão de São Paulo no ano passado. Em entrevista ao website britânico AutoExpress, Klaus Bischoff, chefe de design da VW, afirmou que o modelo “chegará ao mercado num futuro muito próximo”.

A declaração vai contra a expectativa inicial sobre o lançamento do carro, antes previsto somente para meados de 2015. Segundo a fonte, a estreia do Taigun será antecipada para 2014.

Bischoff também contou que o Taigun não será um produto exclusivo para mercados sul-americanos. “Seria um erro vendê-lo apenas na América do Sul, somos uma empresa global e vendemos carros em qualquer mercado que tenha demanda”, contou.

Veja mais: Peugeot aposta em requinte com o 2008

O Taigun será desenvolvido sobre a mesma plataforma do compacto up!, porém suas dimensões serão ligeiramente maiores. Já as opções de motorização poderá ter o destaque do bloco 1.0 TSI, que possui apenas três cilindros e sistemas de turbo e injeção direta de combustível. O modelo proposto no Salão de São Paulo desenvolvia 110 cavalos de potência.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!