A Volkswagen quer explorar ainda mais o mercado chinês. Para tal, vai criar outra marca, destinada exclusivamente para o país de Mao Tsé Tung e adivinha qual será o nome? Jetta! Isso tudo porque em cidades que ficam fora das grandes metrópoles, mas que da mesma forma têm milhões de pessoas, o poder aquisitivo é menor (em alguns casos menor que 100 carros a cada 1.000 habitantes) e, portanto, é necessário vender veículos mais em conta. Ao mesmo tempo, a classe média chinesa dessas regiões está crescendo e anseia por mobilidade individual com o primeiro carro e é com a Jetta que a Volkswagen quer conquistar esses jovens chineses.

Os modelos, dois SUVs e um sedã, serão produzidos na fábrica FAW-Volkswagen em Chengdu, e as vendas estão previstas para começarem no terceiro trimestre deste ano. A nova marca brigará, principalmente, com marcas de menor expressão chinesas, mas que correspondem a um bom volume de vendas, explica o membro do conselho de administração de vendas da Volkswagen, Jürgen Stackmann: "Com a Jetta, nós estamos completando o mercado com a VW estabelecida no segmento de volume superior e com a Jetta cobrindo a mobilidade básica, que representa cerca de um terço mercado chinês e é servido principalmente por marcas locais. Desta forma, aumentaremos significativamente nossa cobertura de mercado. ”

Com aproximadamente 50% do seu volume global oriundo da China, em 2018 a Volkswagen vendeu mais de 3 milhões de carros, tendo o país como o maior mercado da marca alemã. A Jetta será responsável pela própria rede de concessionários, que serão aproximadamente 200 até o final deste ano. Já pensou ter uma marca dessa por aqui? 

Sedan da marca JETTA, criada pela Volkswagen para atender demandas do mercado chinês
Sedan da marca JETTA, criada pela Volkswagen para atender demandas do mercado chinês
Imagem: Divulgação

Vinicius Montoia

Formado pela PUC-SP em jornalismo, Vinicius já atua no setor automobilístico desde 2013. É criador do canal Narração Esportiva do Youtube, projeto que conta a história dos maiores narradores esportivos do país

Vinicius Montoia | https://www.youtube.com/channel/UC2lKRtZdmSdMRJZ8Pim78Fw