VW descontinua Fox e up! na Argentina; Voyage também é baixa

Dupla de hatches da marca já se encaminha para a aposentadoria, mas fim do sedã no país vizinho é surpresa
Volkswagen Fox

Volkswagen Fox | Imagem: Divulgação

Ainda em fevereiro, o colunista Fernando Calmon já havia apontado que os Volkswagen up! e Fox estariam com os dias contados em nosso mercado, devendo sair de linha em dezembro. Mas veio a pandemia e o governo postergou a exigência de mais equipamentos de segurança nos carros fabricados no Brasil, o que poderia dar uma sobrevida à dupla de hatches da marca em nosso mercado.

No entanto, parece os modelos não ficarão entre nós por muito mais tempo no final das contas. Um comunicado do consórcio oficial da Volkswagen Argentina teria afirmado que Fox e up! terão sua comercialização encerrada no país vizinho. Dessa forma, o Polo de entrada ficaria no lugar do primeiro, enquanto o segundo seria substituído pelo Gol.

Volkswagen Voyage 2020
Volkswagen Voyage deve ser substituído na Argentina pelas versões de entrada do Virtus
Imagem: Divulgação

Enquanto a descontinuação de Fox e up! por lá não causa nenhuma estranheza, o comunicado também avisou que o Voyage seria tirado de linha na Argentina, devendo ser substituído pelas versões de entrada do Virtus. O mercado de sedãs compactos no país vizinho é extremamente relevante. Basta ver que o modelo mais vendido de lá nos últimos meses tem sido o Fiat Cronos.

Mesmo para o Brasil, a situação do trio ainda parece nebulosa. Com a postergação de equipamentos como controle de tração e estabilidade, o Fox, com vendas ainda relevantes, poderia sobreviver mais tempo. O Gol ainda é um dos carros mais vendidos do Brasil, o que pode ajudar o Voyage. Já o up!, com vendas baixas, tem menos esperanças. Porém, rumores dão conta de que a marca já deu início à produção da linha 2021 do modelo, que deve ser mantido apenas na configuração mais cara com motor turbo.

Volkswagen up! 2020
Volkswagen up! 2020
Imagem: Divulgação
Assine a newsletter semanal do AUTOO!