VW e-up! chega à América Latina, mas fica longe do Brasil

Hatch torna-se o primeiro modelo 100% elétrico da marca na região
VW e-up!

VW e-up! | Imagem: Divulgação

A Volkswagen confirmou nesta terça-feira que o e-up! será o seu primeiro modelo 100% elétrico na América Latina.

O compacto foi apresentado no Uruguai, país que conta com a melhor infraestrutura para carros elétricos na região.

Segundo a VW, 95% do território uruguaio conta com estações de recarga para automóveis com este tipo de propulsão.

Por conta da estrutura ainda incipiente para veículos elétricos, o e-up! não está nos planos da VW para o mercado brasileiro, informou a fabricante quando procurada pelo AUTOO.

De acordo com a fabricante alemã, o e-up! terá suas primeiras unidades entregues no Uruguai para a empresa de energia Dirección Nacional de Energía (DNE). 

No país vizinho, a marca atua por meio de um importador oficial, a Lestido, que também vai direcionar outras unidades do e-up! para ações de marketing com clientes.

Mais detalhes sobre o e-up!

Voltado ao uso urbano, o elétrico e-up! conta com bateria de 32,3 kWh e alcança autonomia para aproximadamente 260 km, detalha a VW.

O modelo conta com 83 cv de potência e o destaque vai para o ótimo torque, característica inerente aos carros elétricos. No caso do e-up!, a força máxima gerada pelo motor é de 21,6 kgfm, a qual é entregue a todo momento.

A VW declara que o e-up! acelera de 0 a 100 km/h em 11,9 segundos e a velocidade máxima é de 130 km/h.

Em um sistema de recarga rápida de 40 kW, o e-up! consegue recuperar 80% da capacidade total da bateria em uma hora.

A VW acrescenta que “todo o processo de recarga pode ser interrompido e iniciado de longas distâncias a qualquer momento utilizando o aplicativo We Connect e-Remote, que permite o proprietário controlar outras funções do veículo, como ligar o ar-condicionado, e conferir alguns status do e-up!, como o nível de bateria e a média de consumo de energia”. 

Uruguai: referência em sustentabilidade energética

De acordo com Índice de Transição Energética 2020, elaborado pelo Fórum Econômico Mundial, o Uruguai ocupa o primeiro lugar nas Américas e o 11º em nível mundial no que diz respeito ao seu compromisso com energias renováveis. 

Graças a um modelo bem sucedido de parceria público-privada, a Agência Internacional de Energia (IEA) reconheceu o Uruguai como um dos líderes globais em sustentabilidade energética, com quase 100% de sua eletricidade proveniente de fontes renováveis e diversificadas. 

Com uma legislação voltada para o futuro e incentivos financeiros, o país está atraindo negócios competitivos dentro do setor, ao mesmo tempo em que desenvolve sua própria infraestrutura. 

Detalhe do VW e-up! apresentado no Uruguai: primeiro modelo 100 elétrico da marca na região
Detalhe do VW e-up! apresentado no Uruguai: país conta com melhor infraestrutura para carros elétricos na região
Imagem: Divulgação