VW revela mais um SUV elétrico e anuncia GTX como nova linha esportiva

ID.6 terá duas variantes na China: o CROZZ, feito pela FAW, e o X, produzido pela Shangai-VW
Volkswagen ID.6 2022

Volkswagen ID.6 2022 | Imagem: Divulgação

A estratégia da Volkswagen para o mercado chinês é ousada. A marca pretende que metade de seus veículos vendidos por lá sejam 100% elétricos até 2030. Depois de revelar o compacto ID.3 e o SUV ID.4, a empresa revelou no Salão do Automóvel de Xangai o terceiro membro de sua família de elétricos: o ID.6.

Mesclando as linhas de um utilitário esportivo com a praticidade de uma minivan, a novidade terá duas variações, pois a Volkswagen trabalha com duas parceiras na China e cada uma terá seu próprio ID.6. No norte, a FAW construirá o ID.6 CROZZ (modelo laranja nas imagens). No sul, a Shanghai-VW ficará encarregada de produzir o ID.6X (roxo).

O Volkswagen ID.6 é 30 cm mais comprido que o ID.4. Além de oferecer um entre-eixos um pouco maior, ele já foi feito para acomodar 7 ocupantes, sendo que a terceira fileira fica no bagageiro e é dobrável. Entre as diferenças da dupla, ID.6 X tem faróis mais arredondados, tomadas de ar maiores e, na traseira, as lanternas iluminadas de ponta a ponta. O ID.6 Cross, por sua vez, tem a placa traseira na tampa do porta-malas e elementos que inspiram maior robustez, como faixas pretas maiores nos para-choques. 

Volkswagen ID.6 2022
Volkswagen ID.6X (esq.) e ID.6 CROZZ (dir.)
Imagem: Divulgação

Nas medidas, o VW ID.6 tem 4,88 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,68 m de altura e 2,96 m de entre-eixos. Por dentro, a marca fez questão de destacar que não há nenhum controle por botão físico na cabine. Todos estariam concentrados na central multimídia com tela de 12 polegadas montada no painel.

A novidade da Volkswagen será oferecida na China com três opções de potência: motor elétrico único com 179 cv ou 204 cv e, por último, a versão mais forte já traz 305 cv e tração integral graças ao uso de dois propulsores, um em cada eixo. Dotado de baterias com 57 kWh ou 77 kWh, o modelo tem autonomia declarada variando entre 436 km e 588 km. Na variante mais potente, o ID.6 consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 6,6 segundos e a velocidade máxima é limitada a 160 km/h.

Linha GTX será a opção esportiva dos elétricos da VW

GTX será a sigla usada pelos modelos esportivos elétricos da Volkswagen
GTX será a sigla usada pelos modelos esportivos elétricos da Volkswagen
Imagem: Divulgação

Atualmente, a Volkswagen já tem duas siglas para designar seus modelos mais esportivos globalmente. A primeira é a icônica GTI, com carros movidos por motores convencionais a combustão. Mais recentemente, a empresa começou a oferecer os GTE, dotados de propulsores híbridos. Agora, a marca revelou que lançará mais uma sigla.

Trata-se da GTX e ela será exclusivamente utilizada pelos modelos elétricos da Volkswagen. O primeiro carro a estrear a nomenclatura será o ID.4 GTX. Baseado no atual SUV elétrico da marca, a novidade deverá ser revelada por completo no próximo dia 28 de abril, quando seus detalhes e performance devem ser divulgados.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa