VW T-Cross recebe nota máxima em segurança

Latin NCAP também avaliou o Toyota Yaris hatch e sedan; confira resultados
Volkswagen T-Cross 2020

Volkswagen T-Cross 2020 | Imagem: Divulgação

 O Latin NCAP revelou nesta quinta-feira (28) dois testes importantes e relacionados com o mercado brasileiro. O programa avaliou o Volkswagen T-Cross e o Toyota Yaris, sendo que o SUV compacto apresentou uma excelente avaliação, conquistanto cinco estrelas tanto para a proteção de passageiros adultos bem como crianças.

O Latin NCAP classificou o resultado do T-Cross como “sólido” e vale a pena destacar que o VW conta com os controles de tração e estabilidade e 6 airbags de série em todas as versões.

Em resumo, o T-Cross “mostrou boa proteção para seus ocupantes nos três testes de colisão realizados (frontal, lateral e lateral de poste). O modelo também atendeu, satisfatoriamente, aos requisitos do teste ESC (controle de estabilidade). Em referência à Proteção de Ocupantes Infantis, o modelo inclui ancoragens aprovadas de tamanho I-size que facilitam a instalação dos Sistemas de Retenção Infantil (SRI) para crianças de idades mais avançadas voltadas para trás, de acordo com as melhores práticas globais. O modelo também conta com um interruptor para desconectar o airbag do passageiro e oferece a possibilidade de instalar, com segurança, todos os SRIs testados na prova de instalação”, esclarece o Latin NCAP em comunicado.

 

Por obter cinco estrelas para a proteção de adultos e crianças e ainda oferecer um bom nível de proteção para pedestres em caso de atropelamento e ser equipado com o sistema de frenagem automática pós-colisão, o Volkswagen T-Cross recebeu também a chancela do Latin NCAP Advanced Award para veículos que se destacam no quesito segurança.

A categoria de SUVs compactos está se destacando pelo ótimo nível de segurança de seus representantes. O Honda HR-V também conta com cinco estrelas para a proteção de adultos e crianças, bem como o Jeep Renegade também ostenta o mesmo resultado. 

 

Na bateria de testes divulgada nesta quinta-feira, o Latin NCAP também avaliou o Toyota Yaris, modelo ainda recente no mercado e que já registra bons números de vendas. O compacto foi avaliado em suas opções de carroceria hatch e sedan.

O modelo fabricado no Brasil alcançou a marca de quatro estrelas nas duas carrocerias, tanto na proteção de adultos como crianças. A estrutura do modelo, contudo, foi apontada como “instável” pelo Latin NCAP.

“O Toyota Yaris, equipado com dois airbags frontais e ESC como equipamento de segurança padrão, apresentou boa proteção para adultos no impacto lateral, e proteção aceitável para boa no impacto frontal. A estrutura classificada como instável conseguiu, junto com a proteção aceitável para boa dos ocupantes adultos e a falta de airbags laterais para proteção da cabeça, uma pontuação de quatro estrelas para Proteção de Ocupantes Adultos. O passageiro criança de três anos de idade foi instalado voltado para trás de acordo com as recomendações globais mais recentes para passageiros desta idade, o que explica a pontuação máxima para ambos os passageiros infantis na avaliação do teste dinâmico. A sinalização das ancoragens ISOFIX não atende aos requisitos do Latin NCAP, o que, somado à falta de um interruptor para desconectar o airbag do passageiro, explica as quatro estrelas para Proteção dos Ocupantes Infantis”, resume o comunicado do Latin NCAP.

"A classificação máxima da Volkswagen T-Cross é muito encorajadora. Apelamos a todos os fabricantes de veículos para alcançarem resultados de cinco estrelas e pontuações máximas para toda a sua frota no mercado do Latin NCAP. É inaceitável que, mesmo em 2019, alguns fabricantes globais não tenham atingido as cinco estrelas nos testes de batida do Latin NCAP. A decisão da Toyota de ser o primeiro fabricante de veículos na região a recomendar, desde 2015, que a criança de três anos deve ser colocada voltada para trás, vem impulsionando esta medida na maioria dos testes do Latin NCAP e demonstra a relevância que o fabricante dá à proteção dos ocupantes infantis. Fazendo questão disso, deixa um precedente para outros fabricantes de veículos acompanharem esses termos de segurança infantil", declarou Alejandro Furas, secretário geral do Latin NCAP.

Procurada pelo Autoo, a Toyota emitiu o seguinte comentário sobre os resultados do Yaris nas avaliações do Latin NCAP: “Desde o início, o Yaris foi desenvolvido para atingir altos padrões de segurança, bem como todos os modelos que a Toyota produz. E o resultado divulgado pelo Latin NCAP coloca o Yaris como um dos modelos mais seguros em sua categoria, o que nos deixa muito orgulhosos. O modelo tem um bom equilíbrio em termos de segurança, conforto, desempenho e modernidade. Por isso acreditamos em seu potencial de vendas no País e também em nossa região. Desde junho do ano passado, quando foi lançado, quase 60 mil unidades do Yaris já foram produzidas, e o modelo já é exportado para Argentina e Colômbia.”

 

 

 

Assine a newsletter semanal do AUTOO!