A Volkswagen adotou uma estratégia de preços bem agressiva para a segunda geração do Tiguan no Brasil, que chega ao país em sua opção Allspace com entre-eixos longo e configurações de 5 e 7 lugares. Com essa decisão, a marca alemã prepara-se para acomodar em sua linha o SUV fruto do projeto Tarek, que será produzido na Argentina e vai ser bem semelhante ao Jeep Compass em termos de tamanho.

Agora importado do México, o que naturalmente já confere bem mais competitividade comercial ao SUV, o novo Tiguan Allspace vai partir de R$ 124.990 em sua versão de entrada batizada de 250 TSI, marcando um novo posicionamento da VW em realçar o torque de seus motores mais eficientes ou, no caso, os 250 Nm (25,5 kgfm) produzidos pelo motor 1.4 TSI flex. 

Utilizando a plataforma modular MQB, o Tiguan Allspace mostra-se um modelo muito mais versátil em relação à primeira geração do utilitário esportivo. Na configuração agora destinada ao Brasil, o Tiguan Allspace alcança 4,70 m de comprimento, portanto 27,4 cm a mais que o Tiguan anterior. A largura passou para 1,83 m enquanto a altura, por sua vez, foi reduzida em 7 mm e agora fica em 1,65 m. O entre-eixos da carroceria Allspace representa uma evolução considerável até mesmo para entregar bom nível de espaço interno aos 7 ocupantes dependendo da versão. Com isso, o Tiguan Allspace ostenta 2,79 m entre os eixos dianteiro e traseiro, portanto 18,5 cm a mais do que o Tiguan de primeira geração.

Cada versão do Tiguan Allspace no mercado brasileiro contará com diferenças estéticas que contempla até mesmo a lente dos faróis e o tamanho das rodas de liga leve, que contam com aro 17” na opção de entrada 250 TSI, 18” na intermediária Comfortline 250 TSI e ostentam aro 19” na topo de linha e esportiva R-Line 350 TSI. 

Outra notável evolução do Tiguan Allspace vai para o porta-malas. Nas configurações 5 lugares, o compartimento permite acomodar 710 litros de bagagem, uma evolução de 240 litros em relação ao Tiguan anterior. Nas opções 7 lugares e com apenas duas fileiras de bancos montadas, o porta-malas ainda é exemplar e pode acomodar 686 litros. Com as três fileiras, o volume cai para 216 litros.

Independente do número de lugares, a segunda fileira de assentos no Tiguan Allspace permite que os passageiros controlem a inclinação do encosto e ela também pode ser deslocada para frente ou para trás em 18 cm, o que permite liberar ainda mais espaço no porta-malas ou valorizar a área para as pernas dos passageiros.

As opções de entrada e intermediária do Tiguan Allspace destinadas ao Brasil recebem o motor 1.4 TSI produzido no Brasil, na fábrica de São Carlos (SP). Ele é flex e pode entregar até 150 cv e, como dito no início do texto, 25,5 kgfm de torque tanto com etanol como gasolina. O propulsor ainda conta com o reforço do start-stop de segunda geração, que desliga o motor quando o carro está freando e já encontra-se em velocidade abaixo de 7 km/h, melhorando ainda mais a economia de combustível na cidade. O câmbio que trabalha junto com motor 1.4 TSI no Tiguan Allspace destinado ao Brasil será o de dupla embreagem com 6 marchas. A caixa DQ250 é imersa em óleo e promete alta eficiência e durabilidade. Com motorização 1.4 TSI, a tração ocorre somente nas rodas dianteiras. De acordo com dados da VW, o Tiguan Allspace 1.4 TSI atinge 100 km/h em 9,5 segundos e chega até 198 km/h seja com etanol ou gasolina.

A opção topo de linha R-Line 350 TSI, por sua vez, é movida pelo 2.0 turbo de 220 cv também presente no Golf GTI. Ele mescla injeção direta e indireta, dentre outros refinamentos, para entregar até 350 Nm de torque, ou 35,7 kgfm. No Tiguan Allspace, ele trabalha em conjunto com a transmissão de dupla embreagem banhada em óleo com 7 marchas. Também cabe a ela gerenciar o sistema de tração integral 4Motion presente na versão mais potente. Com esse conjunto, o Tiguan Allspace R-Line é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em rápidos 6,8 segundos e alcança 223 km/h.

A gama VW Tiguan Allspace 2019 no Brasil fica distribuída da seguinte forma em termos de preço e equipamentos:

Tiguan Allspace 250 TSI 5 lugares – R$ 124.990
De série a versão oferece: rack de teto, moldura das janelas em preto, rodas de liga leve aro 17” com pneus 215/65 R17, aplicações decorativas em prata titânio no interior, revestimento dos bancos em tecido embossado preto, volante multifuncional revestido de couro, ar-condicionado digital Climatronic com três zonas de resfriamento (duas na dianteira e uma atrás do apoia-braço central, voltada para os bancos traseiros), freio eletrônico de estacionamento com função Auto-Hold, central multimídia com navegador e suporte aos principais sistemas de conectividade com smartphones, sensores de estacionamento na dianteira e na traseira, sensor de chuva, 6 airbags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina), controels de tração e estabilidade, detector de fadiga, indicador de perda de pressão dos pneus, faróis de neblina com a função cornering lights, dentre outros.

Tiguan Allspace Comfortline 250 TSI 7 lugares – R$ 149.990
De série: os equipamentos da opção de entrada mais elementos cromados como a parte superior do farol, barra de teto, a grade frontal, frisos laterais, contorno das janelas e as molduras das saídas de escapamento, faróis full LED com luzes diurnas, rodas de liga leve aro 18” (pneus 235/55 R18), revestimento dos bancos de couro (os dianteiros são aquecíveis), retrovisores externos e banco do motorista com ajustes elétricos e três memórias de posição, painel de instrumentos tem tela central colorida e iluminação para a região dos pés dos passageiros dianteiros, mesas dobráveis (do tipo avião) com porta-copos embutido atrás dos bancos dianteiros e a câmera de ré.

Tiguan Allspace R-Line 350 TSI 7 lugares – R$ 179.990
Itens de série: painel de instrumentos digital (Active Info Display), sistema Easy Open de abertura da tampa do porta-malas, farol alto automático, controle adaptativo de velocidade de cruzeiro (ACC), seleção de perfil de condução, sistema Kessy (de abertura de portas por aproximação da chave e partida por meio de botão), Pro Active, Front Assist, City Emergency Braking, tração 4MOTION, assistente de estacionamento de terceira geração (capaz também de retirar o carro das vagas), rodas de liga leve aro 19”, para-choque dianteiro exclusivo, logotipo “R-Line” na grade frontal e nos para-lamas dianteiros, dentre outros.

As vendas do novo Tiguan Allspace no Brasil começam em maio. Ele terá 3 anos de garantia integral e cinco opções de cores: sólida (Branco Puro), três metálicas (Vermelho Ruby, Prata Snow e Cinza Platinum) e uma perolizada (Preto Mystic). Condição interessante que a Volkswagen está promovendo para o Tiguan Allspace é o fato das três primeiras revisões do modelo já figurarem no custo do SUV. Com isso, o futuro proprietário não pagará nada a mais para as inspeções de 10 mil, 20 mil e 30 mil quilômetros. Segundo a VW, o custo médio das revisões dos modelos deste segmento é de R$ 1.465, portanto trazendo uma boa economia para o custo de propriedade.

O Autoo participa do lançamento do Tiguan Allspace no Brasil e trará ainda nesta semana nossas impressões a bordo do modelo 

 
 
Volkswagen Tiguan 2019
 
Volkswagen Tiguan 2019
Volkswagen Tiguan 2019
Volkswagen Tiguan 2019
 
Volkswagen Tiguan 2019
Volkswagen Tiguan 2019
Volkswagen Tiguan 2019
 
Volkswagen Tiguan 2019
Volkswagen Tiguan 2019
Volkswagen Tiguan 2019
 
Volkswagen Tiguan 2019
Volkswagen Tiguan 2019
Volkswagen Tiguan 2019
 
Volkswagen Tiguan 2019
Volkswagen Tiguan 2019
Volkswagen Tiguan 2019
 
Volkswagen Tiguan 2019
Volkswagen Tiguan 2019
 
 
César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/