VW Tiguan Allspace R-Line enfrenta o Jeep Compass S em briga de SUVs médios

O modelo da marca alemã é recém-lançado e o rival deverá mudar no ano que vem
VW Tiguan AllSpace da linha 2024 ao lado do Jeep Compass S, o mais equipado da linha até agora

VW Tiguan AllSpace da linha 2024 ao lado do Jeep Compass S, o mais equipado da linha até agora | Imagem: Carlos Guimarães

Quem precisa de espaço e costuma viajar tem nos SUVs médios uma boa alternativa. O Jeep Compass é o líder de vendas do segmento, conforme dados da Fenabrave (Federação dos Distribuidores de Veículos) e como desafiante neste comparativo o Volkswagen Tiguan R-Line 2024 (R$ 278.990), que chegou do México há um pouco mais de dois meses. 

VEJA TAMBÉM:

Trata-se da versão única do SUV médio de 7 lugares que recebeu retoques no desenho e uma série de mudanças, ficando mais equipado e com ajuste mais voltado para economia de combustível. Para enfrentá-lo, convocamos a versão mais equipada do Compass (R$ 249.990), que leva cinco ocupantes, custa menos que o rival, mas não tem algumas comodidades que a dose extra de sofisticação do VW pode dar.

Logo de cara, o Volkswagen Tiguan Allspace R-Line 2024 vem com faróis de LED inteligentes (iQ.Light) que se ajustam sozinhos para não ofuscar outros carros e até mesmo iluminam com precisão até mesmo placas de trânsito, além de dispensarem os faróis auxiliares, algo que nem o Compass S mais equipado não tem, pelo menos nesta geração, que está no fim do seu ciclo até a chegada da próxima, esperada para 2025. 

Além disso, o SUV da marca alemã conta com controle automático de descida e sistema que ajuda a manter o carro sempre dentro da faixa de rodagem, outros dois itens que não existem no Compass, que contra-ataca com uma central multimídia que oferece mais conectividade  por ter GPS nativo com informações do trânsito em tempo real e funções do veículo controlados por meio de aplicativo de celular. 

Bons para pegar a estrada

Volkswagen Tiguan Allspace tem a vantagem de ter recebido retoques no desenho e pode levar até 7 ocupantes
Volkswagen Tiguan Allspace recebeu retoques no desenho e pode levar até 7 ocupantes
Imagem: Carlos Guimarães

Mas o Tiguan é mais espaçoso (porta-malas de 686 litros, ante 410 litros do Compass) e confortável, com aquecimento, ajustes elétricos e memória no banco do motorista e encosto do banco da fileira central reclinável. O acabamento é um pouco mais caprichado do que no Compass, mas só o modelo da Jeep tem subwoofer no porta-malas e roteador Wi-Fi, o que é sempre útil para manter a criançada distraída em uma viagem um pouco mais longa no final de semana. 

Mesmo assim, no cômputo geral, até pela diferença de preço, o pacote de equipamentos do Tiguan é um pouco mais completo, com itens como tampa do porta-malas motorizada, molas a gás no capô do motor no lugar da singela vareta, HD interno, entre outros. Porém, na hora de abastecer, o SUV da VW aceita apenas gasolina, já que vem importado. 

O motor é o conhecido 2.0 (EA888), mas com uma calibração mais mansa que a usada no sedã Jetta GLi. São 186 cv e 30,6 kgfm de torque a 1.500 rpm, força é que transmitida para as rodas dianteiras (deixou de ser 4x4) com ajuda do novo câmbio automático de 8 marchas, que entra no lugar do de dupla embreagem da versão anterior, o que deixou o carro mais econômico, mas com uma pegada mais tranquila. 

Embora o Compass tenha um pouco menos de fôlego (180 cv e 27,5 kgfm a 1.750 rpm) acaba sendo mais econômico e com mais autonomia, levando em conta os dados do Inmetro.  Levando em conta o uso apenas de gasolina, o SUV da VW faz 9,2 km/l na cidade e 11,3 km/l na estrada, ante  10,1 km/l e 12 km/l do Jeep, respectivamente.

Os dois SUVs médios têm tanque de 60 litros, mas o Compass S 1.3 turboflex consegue rodar até 720 km em trechos urbanos, apenas com gasolina e de acordo com as informações do Inmetro, contra 678 km do Tiguan, que é um mais pesado que o rival (1.794 kg ante 1.589 kg), o que influi no desempenho e consumo. 

Considerando que o Tiguan é ligeiramente mais forte que o Compass, consegue ficar um nariz  na frente do rival quando o assunto é desempenho, o que, na prática, pode ser considerado um empate técnico. O VW faz de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos e máxima de 2015 km/h, ante 9,4 s e 206 km/h do Jeep. 

Veredicto

Tanto o Tiguan quanto o Compass deverão receber novidades nos próximos anos. O VW poderá ser substituído pelo Tayron, a partir de 2026 e o Compass está para mudar de geração, o que acontecerá em 2025.  Se você precisa mesmo de 7 lugares terá que arcar com a diferença de quase R$ 30 mil entre o SUV da marca alemã e a versão mais equipada do Jeep.

Caso contrário e se não ligar para a mudança do Compass S a partir do ano que vem, o modelo da marca americana é uma boa pedida até pela maior autonomia e conectividade na hora de pegar uma estrada.

Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter


 

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa

Tudo sobre o Volkswagen Tiguan

Volkswagen Tiguan