10 carros para encarar a crise

Eles já saíram de linha, mas são ótimas opções para gastar pouco
Toyota Corolla 2013

Toyota Corolla 2013 | Imagem: Divulgação

Ao contrário da música, a época não está tranquila e nem favorável. É hora de economizar e controlar os gastos enquanto a política e economia não se acertam. Pensando nisso, o AUTOO preparou uma lista com 10 bons modelos que já saíram de linha (ou de gerações anteriores), porém não deixam de ser excelentes opções para você estacionar na sua garagem. 

A vantagem dos carros que você vai conferir abaixo é que você consegue encontrá-los por um bom preço e eles entregam excelentes conjuntos. Além disso, a época está boa para negociar bons descontos. Vamos a eles por ordem alfabética de marca e modelo:

Chevrolet Astra: o trunfo do hatch médio reside sob o capô. O competente motor 2.0 flex confere bom desempenho ao Astra, que também é um carro agradável de dirigir. O interior é confortável é há espaço suficiente para acomodar a família. Ele saiu de linha em 2011 e, de acordo com a tabela Fipe, você encontra o Astra do ano em questão por um preço médio de R$ 28.000 com câmbio manual.

Chevrolet Corsa: inferior em tamanho e proposta ao Astra, o Corsa foi descontinuado em 2012. Ele já tinha um projeto bem interessante para a época, com subchassi para a suspensão dianteira dentre outros refinamentos. Seu motor 1.4 flex dava conta do recado e ainda consumia pouco. O preço médio do Corsa 2012 gira em torno de R$ 23.000.

Ford Focus: assim como o Astra, é mais um hatch médio que figura em nossa lista. Reconhecido pelo bom comportamento dinâmico, fruto de sua suspensão independente nas quatro rodas, ele também oferece bom espaço interno. Dê preferência pelo modelo 1.6 a partir de 2010, quando o motor passou a ser da família Sigma. De acordo com a Fipe, um Focus hatch 1.6 2011 pode ser comprado por cerca de R$ 31.500.

Honda Fit: com elevada liquidez no mercado de usados, se você ver um Fit que gostar é bom comprá-lo logo. O monovolume da Honda é um carro de muito sucesso por aqui. O bom aproveitamento do espaço interno acompanhado da robustez do conjunto mecânico explicam grande parte da ótima aceitação do Fit. Outra vantagem do Fit é que ele é um automático mais acessível para quem não quer gastar muito. Um LX 1.4 flex automático 2012, por exemplo, tem preço na casa de R$ 38.500.

Hyundai i30: é o terceiro hatch médio que você vai encontrar na lista. Assim como o Ford Focus, o i30 não parou no tempo como o Volkswagen Golf, que estacionou por vários anos por aqui na quarta geração. O i30 oferece um eficiente motor 2.0 16V sob o capô, porém, só aceita gasolina. Quem tem o modelo destaca o bom desempenho em combinação com o baixo consumo da versão manual. A primeira geração foi importada até 2012 e o preço de um i30 manual de mesmo ano gravita nos R$ 35.000.

Kia Sportage: a terceira geração do modelo é uma pedida interessante para quem busca um SUV de porte médio. O design ainda é atual e o motor é o mesmo 2.0 16V presente na recém-chegada quarta geração do modelo. Na versão LX automática o preço de um Sportage 2012 é de cerca de R$ 63.000. O modelo também é o oferece o melhor espaço interno de todos nesta lista.

Nissan Tiida: o hatch médio da Nissan não fez muito sucesso por aqui talvez em parte pelo visual exótico. Porém, o Tiida é um carro de muitas qualidades. Seu interior é amplo, assim como o porta-malas, e ele oferece rodar muito confortável. A ergonomia é muito boa e você encontra até mesmo a versão mais completa SL com teto solar por um valor competitivo. Pode ser uma opção para quem não abre mão de um carro equipado. Um Nissan Tiida SL 1.8 manual 2012 pode ser encontrado por R$ 30.500. No caso do automático na mesma versão o valor médio sobe para R$ 33.200 segundo a Fipe.

Renault Mégane Grand Tour: uma ótima opção para quem quer um carro familiar. O Grand Tour saiu de linha em 2012 e mesmo naquela época contava com um valor bem competitivo. Ela é bem equipada e só conta com motor 1.6 16V. A station modelo 2012 pode ser encontrada por R$ 30.000.

Toyota Corolla: ele é praticamente uma unanimidade quando se trata de sedãs médios. Líder disparado do segmento, o Corolla não chegou a esse posto por acaso. O bom atendimento de sua rede de concessionárias e o retrospecto de ser um carro com poucas falhas mecânicas ajudaram a colocá-lo no topo do ranking de vendas da categoria. Na terceira geração produzida no Brasil o Corolla vendia muito bem na versão XEi, com o ótimo motor 2.0 16V, porém com o “pênalti” do câmbio automático com apenas 4 marchas. Você encontra unidades da versão citada modelo 2013 por preços na casa de R$ 56.500.

Volkswagen Polo: ele é um hatch que oferece aquele “algo a mais” típico dos compactos premium. O Polo é uma boa opção para quem está disposto a gastar um pouco mais do que o Chevrolet Corsa, porém ele recompensa o valor com um projeto superior. Bom de guiar e com os principais equipamentos de conforto de série, ele se destaca pela economia do motor 1.6 flex. O fim da linha para o Polo ocorreu em 2014 e unidades produzidas no ano em questão custam atualmente cerca de R$ 38.000.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximos
Aviação
Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro cliente
MOTOO
Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análise