ABS e airbag serão obrigatórios em picapes a partir de 2013

Nova medida vale tanto para carro nacional quanto importado, mas, de início, bolsa inflável será apenas para o motorista

A Hilux SRV TOP custa R$ 141.920 | Imagem: Toyota

CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) divulgou na última terça-feira (20) uma nova resolução que antecipa a obrigatoriedade do ABS e airbag em veículos voltados para o transporte de cargas e picapes de cabine dupla.

Segundo a instituição, automóveis identificados pelo Código de Trânsito Brasileiro como N1 – que tem Peso Bruto Total (PBT) até 3,5 toneladas – e N2 – com PBT de 3,5 a 12 toneladas – deverão sair de fábrica com os itens já instalados. A nova regra também vale para carros importados que se enquadrem nessas categorias. Ao menos no início, o airbag será obrigatório apenas para o motorista.

Veja também: Carro brasileiro equivale em segurança a modelos europeus de 1990

Essa medida passa a vigorar a partir do primeiro dia de janeiro de 2013. Já em 2014 entra em vigor a lei que obriga tanto os automóveis como os utilitários - em todas as categorias - a terem os dois itens de segurança instalados de série, sendo a bolsa inflável indispensável também para o passageiro da frente.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!