Aceleramos o Corolla GR em Interlagos. Confira como foi a experiência

Versão esportiva do Toyota vem com motor de 304 cv, câmbio manual de seis marchas e tração integral
Toyota Corolla 2023

Toyota Corolla 2023 | Imagem: Carlos Guimarães

Bom saber que na era da eletrificação ainda sobrou um ou outro esportivo "raiz". Um deles é o Toyota Corolla GR (a partir de R$ 416.990), que a reportagem de AUTOO teve a oportunidade de acelerar por apenas uma volta no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.

Antes de entrar na pista, durante a apresentação do carro no estande da marca japonesa, o sorriso do chefão Akio Toyoda, no vídeo que mostrou como foi o desenvolvimento da novidade, foi um bom indício do que me esperava depois do sinal verde.

Não deu outra, depois da largada, o motor 1.6 turbo parecia bem maior, tamanho ânimo com que empurrou meu corpo contra o encosto do banco com largos apoios laterais. E sim, o câmbio é manual, de seis marchas, mas a embreagem não chega a ser pesada como antigamente. Antes de espetar a terceira, o velocímetro já estava beirando os 100 km/h e o S do Senna se aproximava rapidamente.

VEJA TAMBÉM:

A leveza de um legítmo esportivo é o ponto chave do comportamento exemplar desse samurai das pistas, que faz lembrar porque o pessoal da Toyota Gazoo Racing não está para brincadeira, tanto que venceu as tradicionais 24 Horas de Le Mans por cinco vezes seguidas.  Para uma relação entre peso e potência de apenas 4,9 kg/cv, só mesmo uma tração integral bem acertada seria capaz de manter o carro sob controle o tempo todo.

Teto de fibra de carbono (na versão Core), rodas BBS forjadas, selos na carroceria de alumínio (para aumentar ainda mais a rigidez torcional), discos de freio perfurados, fluxo de ar sob o piso, dutos de ar no capô e laterais, entre vários outros itens fazem parte da receita campeã. Os números falam por sí. São 304 cv, 37,7 kgfm de torque a meros 3.000 rpm, aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 5,5 segundos e máxima de 230 km/h.

Mas o que os números não falam o coração sente. Os pneus Michelin 235/40R 18 cantam de alegria nas curvas à medida com que o GR vai engolindo o asfalto com apetite de gente grande. Aqueles largos apoios laterais sobre os quais falei no começo mostram sua utilidade ao evitar que fique dançando demais de um lado para o outro.

Toyota Corolla 2023
Toyota Corolla 2023
Imagem: Divulgação

O ronco do GR é bem afinado, mas discreto, apesar das três saídas de escape da traseira. Fica claro que todo acerto da parte eletrônica prioriza o desempenho. Basta encostar no acelerador que a resposta é imediata, sem hesitar. Freios e direção também trabalham com maestria, transmitindo segurança em qualquer situação. Para quem procura um hatch esportivo de verdade, esse Corolla é bem diferente da versão sedã com câmbio CVT, acredite.

Quando quiser ir mais devagar com o andor, porém, poderá curtir equipamentos como a central multimídia com tela de 7 polegadas, ar-condicionado digital, controle de cruzeiro adaptativo e faróis de led. No  caso da verão topo de linha Core (R$ 461.990), ainda há head-up display, alerta de ponto cego e carregador de celular por indução.

Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

Mas é claro que, por este preço, o Toyota Corolla GR é um modelo literalmente para poucos. Serão importadas apenas 99 unidades ao Brasil e uma delas foi vendida por Rubens Barrichello, que nos deu tantas alegrias na Fórmula 1 e se tornou bicampeão de Stock Car no ano passado.

Enquanto a Volkswagen não trouxer oficialmente o Golf R, um rival que se aproxima do Corolla GR é o Honda Civic Type R (429.990), mas com tração apenas dianteira e motor 2.0 tubo, de 297 cv e, também, com câmbio manual de seis marchas, quem diria, em tempos em que até as caixas automáticas estão ameaçadas de extinção, com a iminente invasão dos carros 100% elétricos. 

Toyota Corolla 2023
Toyota Corolla 2023
Imagem: Carlos Guimarães

Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa