Achamos uma VW Parati 1.0 16V 1998 quase 0 km à venda por R$ 89 mil

A famosa perua derivada do Gol com todos os detalhes originais de fábrica tem menos de 2 mil km
Vokswagen Parati 1.0 16V

Vokswagen Parati 1.0 16V | Imagem: Reprodução Lart

A Volkswagen Parati é uma perua derivada do Gol e que foi sucesso por muitas décadas no Brasil. O nome, uma homenagem à cidade histórica do País - porém com “Y”, situada no Estado do Rio de Janeiro, era uma referência à proposta do carro de servir para passeios e turismo. Não é à toa que era o preferido dos surfistas e até ganhou uma série especial, em 1995.

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O modelo surgiu em 1982 e terminou 2012 com mais de 920 mil unidades vendidas. Nestes 30 anos, a Parati ganhou várias versões, motores e configurações como a tardia opção com quatro portas para todos os modelos, oferecida em 1998. Vale lembrar que a Fiat Palio Weekend, lançada em 1997, já oferecia as portas extras. 

Ainda no mesmo ano, estreava o propulsor de quatro cilindros 1.0 16V que abastecido com gasolina rende 70 cv de potência e 9,4 kgfm de torque sempre associado com uma transmissão manual de cinco marchas. Não era uma primazia em desempenho visando o 0 a100 km/h em longos 17,8 segundos e velocidade final de 157 km/h, mas tinha a suas vantagens. O consumo, é claro. Dados de época denunciavam 10,5 km/l na cidade e respeitosos 15,2 segundos na estrada.

Básico do conforto

Volkswagen Parati 1.0 16V
Volkswagen Parati 1.0 16V á tem direção assistida, ar-condicionado e som com memória
Imagem: Reprodução/L´Art

É dessa primeira “safra” que encontramos uma unidade na cor branca Geada com míseros 1.800 km rodados originais. O veículo nunca foi restaurado e não há sequer um retoque de pintura, conforme o anúncio da Lar`t e traz os opcionais da direção hidráulica e ar-condicionado. Além disso, o modelo também conta com o limpador e desembaçador traseiro que também eram vendidos à parte.

Com todo esse cuidado e dedicação ao longo desses 25 anos em que a Parati ficou praticamente parada, é inegável as condições invejáveis as quais ela preserva. Até os plásticos dos carpetes foram mantidos, bem como todos os selos e etiquetas de fábrica espalhadas por todo o carro.

Por tudo isso, o valor cobrado é de R$ 89 mil, ou 825% acima da tabela da Fipe, só para se ter uma referência. É claro que um veículo nessas condições jamais será tabelado, mas você estaria disposto a pagar o preço, só para ter o privilégio de ter uma das unidades da Parati mais novas do Brasil?

Volkswagen Parati 1.0 16V
Volkswagen Parati 1.0 16V já tem limpador e lavador do virdro traseiro entre os equipamentos
Imagem: Reprodução/ L´Art

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Vokswagen Parati 1.0 16V

Vokswagen Parati 1.0 16V

Volkswagen Parati 1.0 16V

Volkswagen Parati 1.0 16V

Volkswagen Parati 1.0 16V

Volkswagen Parati 1.0 16V

Volkswagen Parati 1.0 16V

Volkswagen Parati 1.0 16V

Volkswagen Parati 1.0 16V

Volkswagen Parati 1.0 16V

Volkswagen Parati 1.0 16V

Volkswagen Parati 1.0 16V

Volkswagen Parati 1.0 16V

Volkswagen Parati 1.0 16V

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