Achamos uma VW Parati 1.0 16V 1998 quase 0 km à venda por R$ 89 mil

A famosa perua derivada do Gol com todos os detalhes originais de fábrica tem menos de 2 mil km
Vokswagen Parati 1.0 16V

Vokswagen Parati 1.0 16V | Imagem: Reprodução Lart

A Volkswagen Parati é uma perua derivada do Gol e que foi sucesso por muitas décadas no Brasil. O nome, uma homenagem à cidade histórica do País - porém com “Y”, situada no Estado do Rio de Janeiro, era uma referência à proposta do carro de servir para passeios e turismo. Não é à toa que era o preferido dos surfistas e até ganhou uma série especial, em 1995.

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O modelo surgiu em 1982 e terminou 2012 com mais de 920 mil unidades vendidas. Nestes 30 anos, a Parati ganhou várias versões, motores e configurações como a tardia opção com quatro portas para todos os modelos, oferecida em 1998. Vale lembrar que a Fiat Palio Weekend, lançada em 1997, já oferecia as portas extras. 

Ainda no mesmo ano, estreava o propulsor de quatro cilindros 1.0 16V que abastecido com gasolina rende 70 cv de potência e 9,4 kgfm de torque sempre associado com uma transmissão manual de cinco marchas. Não era uma primazia em desempenho visando o 0 a100 km/h em longos 17,8 segundos e velocidade final de 157 km/h, mas tinha a suas vantagens. O consumo, é claro. Dados de época denunciavam 10,5 km/l na cidade e respeitosos 15,2 segundos na estrada.

Básico do conforto

Volkswagen Parati 1.0 16V
Volkswagen Parati 1.0 16V á tem direção assistida, ar-condicionado e som com memória
Imagem: Reprodução/L´Art

É dessa primeira “safra” que encontramos uma unidade na cor branca Geada com míseros 1.800 km rodados originais. O veículo nunca foi restaurado e não há sequer um retoque de pintura, conforme o anúncio da Lar`t e traz os opcionais da direção hidráulica e ar-condicionado. Além disso, o modelo também conta com o limpador e desembaçador traseiro que também eram vendidos à parte.

Com todo esse cuidado e dedicação ao longo desses 25 anos em que a Parati ficou praticamente parada, é inegável as condições invejáveis as quais ela preserva. Até os plásticos dos carpetes foram mantidos, bem como todos os selos e etiquetas de fábrica espalhadas por todo o carro.

Por tudo isso, o valor cobrado é de R$ 89 mil, ou 825% acima da tabela da Fipe, só para se ter uma referência. É claro que um veículo nessas condições jamais será tabelado, mas você estaria disposto a pagar o preço, só para ter o privilégio de ter uma das unidades da Parati mais novas do Brasil?

Volkswagen Parati 1.0 16V
Volkswagen Parati 1.0 16V já tem limpador e lavador do virdro traseiro entre os equipamentos
Imagem: Reprodução/ L´Art

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Fernando Garcia

Especialista em análises do mercado de veículos usados, Fernando Garcia tem passagens por revistas automobilísticas e no AUTOO traz vários artigos especiais com curiosidades, serviços e dicas.