Sandero deve ganhar ''primo rico'' na Europa

Segundo imprensa espanhola, divisão de baixo custo do Grupo Renault prepara investida no segmento de hatches médios com um produto inédito para marca Dacia
Ilustração de Kleber Silva para o futuro hatch médio da Dacia na Europa

Ilustração de Kleber Silva para o futuro hatch médio da Dacia na Europa | Imagem: Kleber Silva/KDesign AG

Uma apuração relevante surgiu na mídia especializada espanhola nesta semana. 

De acordo com o Motor.es, a Dacia, marca romena do Grupo Renault especializada em produtos de custo-benefício competitivo, prepara a oferta de um produto até então inédito em seu portfólio.

Trata-se de um hatch a ser posicionado entre o atual Sandero europeu e o Dacia Jogger, portanto de médio porte e comprimento na faixa de 4 m a 4,50 m.  

De acordo com o plano estratégico em curso do Grupo Renault, a Dacia espera galgar nos próximos anos seu espaço em categorias tidas como mais “nobres” e até então inexploradas pela marca, entre elas a dos SUVs 7 lugares

Segundo os espanhóis, o inédito hatch médio da Dacia tem como premissa se tornar uma alternativa mais acessível em relação a modelos como o Opel Astra, por exemplo. 

Ilustração de Kleber Silva para o futuro hatch médio da Dacia na Europa
Ilustração de Kleber Silva para o futuro hatch médio da Dacia na Europa
Imagem: Kleber Silva/KDesign AG

Logo, estão descartadas para a novidade quaisquer pretensões off-road, até mesmo pelo fato da gama Dacia já contar com modelos como o Duster e o Stepway. 

O que o hatch médio pode sim apostar é em configurações de maior apelo esportivo, quem sabe até com assinatura da divisão Renault Sport, como a marca fez no caso do Sandero R.S. no Brasil. 

Apesar do segmento de hatches médios ter desaparecido por completo em alguns países, como é o nosso caso (onde apenas o Chevrolet Cruze Sport6 segue firme), na Europa a categoria segue relevante para uma parcela considerável dos consumidores, mesmo com o avanço inexorável dos SUVs. 

Tomando como base o produto sugerido pelos espanhóis, o designer Kleber Silva preparou algumas ilustrações do inédito hatch médio tanto com a identidade Dacia bem como uma eventual versão aproveitada pela marca Renault. 

Para ser condizente com a proposta da Dacia de atuar em categorias com um tíquete de preço superior, o hatch médio deverá apostar em linhas bem mais arrojadas do que observamos em outros modelos da empresa. O mesmo salto também deverá ser observado no acabamento interno e no nível de equipamentos. 

VEJA TAMBÉM:

A previsão é que o novo modelo poderá ser revelado na Europa em 2025, com sua chegada efetiva ao mercado da região ocorrendo ao longo de 2026. 

No Brasil, não nos parece provável que a Renault poderá aproveitar o futuro projeto da Dacia, uma vez que, como dissemos, além da baixa relevância do segmento por aqui é mais lógico que a marca francesa concentre seus investimentos em SUVs. 

Como analisamos, a Renault deve lançar aqui no Brasil no início de 2024 seu aguardado crossover pequeno oriundo do projeto HJF, modelo que vai ser um forte concorrente para a dupla Fiat Pulse e VW Nivus. 

Mais para frente, a subsidiária brasileira da Renault também deverá colocar no mercado as novas gerações do Duster e da picape intermediária Oroch. 

De qualquer forma, considerando que muito do que é desenvolvido pela Dacia lá fora é aproveitado pela Renault aqui no Brasil, certamente o futuro hatch médio romeno é um modelo que devemos ficar de olho. 

Acima o atual Dacia Sandero comercializado na Europa: hatch compacto de sucesso por lá
Acima o atual Dacia Sandero comercializado na Europa: hatch compacto de sucesso por lá
Imagem: Divulgação

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Embraer vai gerar mais 900 empregos e investir R$ 2 bilhões

Embraer vai gerar mais 900 empregos e investir R$ 2 bilhões

Anúncio foi feito durante visita do presidente Lula e entrega de jato para a Azul
MOTOO
Pop 110i ES 2025

Pop 110i ES 2025

A evolução da Honda mais barata do Brasil. Veja como ficou