Além das novas Ranger e Amarok, Ford e VW podem fazer SUV em conjunto

Desdobramentos do chamado Projeto Cyclone na Argentina dizem que as marcas já pensam em utilitários esportivos
Acima o Ford Everest, SUV derivado da Ranger

Acima o Ford Everest, SUV derivado da Ranger | Imagem: Divulgação

Desde o ano passado, VW e Ford estariam trabalhando em conjunto em um projeto que ficou conhecido como Cyclone. Nele, ambas entrariam no desenvolvimento das próximas gerações de suas respectivas picapes médias: Ranger e Amarok, que deverão ser feitas na planta de Pacheco (ARG) da Ford.

No entanto, segundo o site Argentina Autoblog, fontes afirmaram que o acordo entre as duas empresas acomodou mais ideias. Ford e Volkswagen teriam sentado para discutir propostas e condições para o desenvolvimento de dois SUVs, ambos baseados na respectiva picape de cada marca.

A Ford, por exemplo, já oferece um utilitário esportivo baseado na Ranger. Ele é vendido nos mercados tailandeses e sul-africanos com o nome Everest. A Volkswagen, por outro lado, apesar de ter chegado a desenvolver conceitos de SUVs tendo a Amarok como base, acabou optando por dar sequência à renovação de modelos como o Tiguan.

No entanto, com esses recentes desenvolvimentos do projeto Cyclone, a otimização de custos de desenvolvimento para ter mais uma opção no crescente mercado de utilitários esportivos baseados nas novas Ranger e Amarok, que já terão seus custos compartilhados entre Ford e VW, pode ser o suficiente para fazer a alemã voltar a pensar novamente na criação de um SUV derivado de sua picape média.

Ford Everest atualmente é comercializado em especial em alguns mercados asiáticos
Ford Everest atualmente é comercializado em especial em alguns mercados asiáticos
Imagem: Divulgação

Assine a newsletter semanal do AUTOO!