Alfa Romeo 33 Stradale volta à cena exuberante depois de 56 anos

Supercarro terá apenas 33 unidades, que já estão todas vendidas, em homenagem ao original
Alfa Romeo 33 Stradale

Alfa Romeo 33 Stradale | Imagem: Divulgação

Um dos carros mais belos já fabricados, o Alfa Romeo 33 Stradale acaba de ganhar uma releitura disponível com motor V6 biturbo da Maserati MC20 ou totalmente elétrico. Serão fabricadas apenas 33 unidades, mais do que as meras 18 da versão original, fabricada entre 1967 e 1969.  

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O novo supercarro da Alfa Romeo é capaz de atingir 333 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 3 segundos, conforme a fabricante. A marca italiana ainda não divulgou detalhes sobre a versão elétrica, sabe-se apenas que a potência máxima será de 750 cv e a autonomia de acordo com o WLTP ficará em torno de 450 km.

No caso do V6 da Maserati são 620 cv, potência transmitida para as rodas traseiras com ajuda do câmbio automatizado, de oito marchas, com trocas rápidas como a do Fórmula 1 de Valtteri Bottas. Bom também é que a suspensão é ativa e funciona  em uma estrutura em  H de fibra de carbono que promete entregar leveza e rigidez.

Alfa Romeo 33 Stradale
Alfa Romeo 33 Stradale não tem botões no volante assim como a versão original do esportivo, do final dos anos 60
Imagem: Divulgação

Ainda entre os itens que chamam atenção estão as portas abertas para cima com janelas de policarbonato para reduzir o peso ao mínimo possível. Além disso o novo 33 Stradale tem dois modos de condução. O primeiro torna o carro o mais confortável e suave possível e mantém o escapamento silencioso, a menos que você o acelere acima de 5.000 rpm.

No modo Pista (Track), as válvulas de escape abrem-se totalmente para proporcionar aos condutores um som de motor não adulterado, os pedais tornam-se mais sensíveis e a suspensão fica mas firme para dar prioridade à condução em detrimento do conforto.

Em sua forma mais agressiva, o sistema de freio por fio Brembo do 33 Stradale pode levá-lo de 100 km/h até a parada em apenas 33 metros. Ao contrário da maioria dos automóveis modernos, a Alfa Romeo decidiu não colocar o botão Quadrifoglio, nem quaisquer outros botões no volante. Projetado para não fazer nada além de girar o carro, o volante é limpo e simples.

Alfa Romeo 33 Stradale
Quatro canos de escapamento, saídas e extratores de ar e lanternas de LED fazem parte do show de design 
Imagem: Divulgação

Para encontrar locais para os restantes botões necessários, a Alfa Romeo apoiou-se fortemente em um console no  teto,  inspirando-se na indústria aeronáutica, feito de alumínio, carbono e couro, assim como toda a cabine para dar ao 33 Stradale uma sensação proposital, agressiva, mas ainda assim luxuosa.

Por fora, o visual retrô foi moldado para fazer mais do que apenas ter uma boa aparência. O design foi modernizado para ajudar a atingir um coeficiente de arrasto de 0,375 e a força aerodinâmic a é fornecida sem o auxílio de efeito solo. Além disso, seus donos tiveram a oportunidade de personalizar seus carros, o que significa que dificilmente você verá duas ou mais unidades idênticas.

Curiosamente, a Alfa Romeo esclareceu que a disponibilidade do 33 Stradale se estendia para além da Europa. Alguns exemplares foram de fato vendidos na América do Norte e em outras regiões. Porém, números específicos de clientes para cada região não foram divulgados pela empresa.

A produção de cada exemplar será feita pelos construtores de carrocerias da Carrozzeria Touring Superleggera . A Alfa Romeo nos disse que não compartilha preços com a mídia, mas estimativas sugerem que cada exemplar custa mais de US$ 1 milhão.

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